Fonte: http://www.irati.pr.gov.br

No último dia 27 de setembro, representantes de consumidores, associações, movimentos sociais, entidades de apoio e gestores públicos na CES – Casa da Economia Solidária de Irati se reuniram para discutir a criação do 1° Grupo de Consumidores de Irati.

A proposta de criar um Grupo de Consumidores vem sendo discutida desde 2010 no âmbito da Rede de Educação Popular do Paraná e Irati. Em 2012, aconteceram os primeiros encontros do grupo, organizado por 10 famílias de consumidores que adquiriam produtos de uma associação de agricultores, porém, as atividades foram suspensas devido à falta de estrutura. A coordenadora da Rede de Educação Popular do Paraná, Taís Regina Denhuke, relata o interesse da sociedade sobre o Grupo de Consumidores. “Com a retomada da discussão, além destas 10 famílias, outras estão interessadas em participar como professores de escolas, integrantes do FMESI – Fórum de Economia Solidária de Irati, famílias dos bairros, entre outros. A meta é alcançar em torno de 100 famílias até 1º semestre de 2015”, relata.

A iniciativa da formação do grupo é do FMESI, do Departamento de Economia Solidária, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A proposta surgiu na 1ª FMESI – Plenária Municipal de Economia Solidária de Irati, que aconteceu em setembro de 2013, integrada ao PLAMESOL – Plano Municipal de Economia Solidária e que também está prevista na Lei Municipal nº 2956/2009 de Fomento a ECOSOL. O próximo encontro do Grupo de Consumidores de Irati acontecerá novamente no dia 18 de outubro na Casa da Economia Solidária, ao lado do Batatão, às 13h:30.