Fonte: http://www.paraibatotal.com.br

A política de combate à pobreza na Paraíba conta com orçamento de R$ 35 milhões do Governo do Estado para investimentos em ações de segurança alimentar e nutricional. São recursos próprios dos cofres estaduais, do Projeto Cooperar e de convênios com o Governo Federal. Na 5ª Feira Sertaneja de Economia Solidária, realizada no sábado (23), em Cajazeiras, aconteceu a palestra sobre o tema “Política de Segurança Alimentar e Nutricional na Paraíba”.

Pelo panorama apresentado , a situação de extrema pobreza no Brasil atinge 16,2 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE. Deste total, 9,61 milhões estão no Nordeste; 2,72 milhões no Sudeste; 2,65 milhões no Norte; 715,96 mil no Sul e 557,44 mil no Centro Oeste.

Em algumas das ações dentro da política de enfrentamento a esse quadro na Paraíba, o Governo do Estado garante oferta diária de refeições, a realização da inclusão produtiva, a doação de alimentos, a construção de cisternas, o fortalecimento da Agricultura Familiar e o apoio as comunidades tradicionais.

Caisan – Ainda durante a palestra foi feito um breve histórico sobre a concretização da Política de Segurança Alimentar no Estado com a adesão, em 2011, ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e à instituição da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PB), em 2013. A Caisan PB tem a participação de 22 órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado no processo de planejamento e outras iniciativas.

Sisan – Também foi apresentado o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que permite elaborar e articular políticas de segurança alimentar e nutricional em âmbito nacional, estadual e municipal, bem como monitorar e avaliar as mudanças que ocorreram na situação de alimentação e nutrição.

O Sistema permite verificar o impacto dos programas e ações de segurança alimentar e nutricional sobre a população para a qual se destinava a política. Atualmente, o Sisan está implantado em 25 municípios paraibanos.