Fonte: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=55425
Os empreendimentos de economia solidária de São Bernardo entraram no espírito do Natal e realizam uma feira na praça da Igreja Matriz, no Centro. O evento, com exposição e vendas dos artigos produzidos por artesãos, acontece entre quinta-feira e sábado (28/11 a 01/12) a partir das 9h.
A feira é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pelo Fórum Municipal de Economia Solidária de São Bernardo. O evento contará com algumas atrações artísticas e musicais, além de oficinas de artesanato.
A Feira de Economia Solidária terá produtos de 18 grupos de empreendimentos na cidade. Entre eles, artesanato em madeira, lata, tecido, material reciclável, linhas e fios. Os produtos serão variados e a partir de R$ 1.
O evento conta ainda com verduras e legumes cultivados sem agrotóxico de seis hortas orgânicas e duas barracas de alimentação. “Organizamos a feira na região central da cidade para que as pessoas tenham opção de presentear os amigos e familiares com artesanato. É muita variedade disponível feita pelos artesãos do município. A feira faz parte da lei municipal de fomento aos empreendimentos de economia solidária”, explicou Nilson Tadashi, diretor da CTR (Central de Trabalho e Renda).
As costureiras da Tecoste e Charlotte irão vender bolsas e artigos feitos com material reciclável, como lonas plásticas. A artesã da Charlotte, Djenani Martins, está animada. “Já participamos de evento semelhante e a aceitação dos produtos foi ótima. Muita gente da cidade não conhece ainda o nosso trabalho. É uma oportunidade de divulgar e aumentar as vendas no fim de ano”.
Economia solidária é uma forma de trabalho que busca valorizar as pessoas que se juntam em associações e cooperativas. Várias podem ser as formas de trabalho: artesanato, reciclagem de materiais, costura, construção civil, alimentação, produção de sabões e sabonetes, e muitas outras.