O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio de parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) com Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC), fomentará atividades florestais sustentáveis na Amazônia, através de 3 Chamadas Públicas para apresentação de projetos a serem apoiados com recursos não reembolsáveis desses fundos. Os projetos podem ser enviados até 05 de maio por instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos.
Serão apoiados projetos para:
1- Capacitação e assessoria para o fortalecimento da gestão de empreendimentos florestais de base comunitária na Amazônia;
2- Assessoria para a comercialização de produtos florestais de Unidades de Conservação Federais de Uso Sustentável no Amazonas e Pará; e
3- Capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural para o fortalecimento do manejo florestal na Amazônia.
A etapa que se inicia com estas Chamadas Públicas é destinada a selecionar beneficiários:
-cooperativas ou associações comunitárias que trabalham com produtos florestais,
-extrativistas beneficiários de Unidade de Conservação Federais de Uso Sustentável nos estados do Amazonas e Pará e
-agentes de ATER.
Os projetos selecionados deverão ser atendidos através de serviços especializados contratados pelo SFB, através de licitação, conforme demanda e qualidade dos projetos.
Mais informações sobre as Chamadas Públicas 2013 podem ser obtidas no sítio