Por: Lorenna Costa
Foi lançada na manhã desta quinta-feira (04) a I Feira do Comércio Justo e Solidário de Teresina, uma realização do Fórum Estadual de Economia Solidária (FEESPI) e do Projeto Nacional de Economia Solidária em parceria com vários órgãos governamentais e não governamentais.
A atividade, que tem apoio do Ministério do Trabalho, da Secretaria Nacional de Economia Solidária e do Instituto Marista de Solidariedade – IMS, objetiva promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de economia solidária, tendo em vista a capacidade que possuem estes empreendimentos em gerar trabalho e renda e ao mesmo tempo distribuir de forma justa a riqueza que geram.
Estiveram presentes representantes da SASC, SEMST, CONAB, MTE, CÁRITAS, UFPI, SDR, Secretaria de Timon, Obra Kolping e Banco do Brasil.
Na oportunidade, todos os representantes se apresentaram e falaram de suas posições, ideias e projetos frente à Feira Solidária. Ao fim do encontro, os convidados participaram da Troca Solidária, espaço de Economia Solidária no qual as pessoas se organizam para trocar produtos e serviços fabricados por grupos solidários, sem a utilização de dinheiro.
A I Feira do Comércio Justo e Solidário de Teresina acontecerá nos dias 10 e 11 de maio na Praça Pedro II em Teresina, envolvendo aproximadamente 100 empreendimentos de economia solidária do Território Entre Rios, com a participação de 14 municípios do território em exposição e comercialização de grande variedades de produtos como o artesanato, mel, produtos da agricultura, cerâmica, bordados, entre outros.