Fonte: ONU (www.onu.org.br)
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinaram em 24 de julho, na sede da ABC em Brasília, Protocolo de Intenções para a implementação de iniciativas de cooperação técnica internacional.
As iniciativas conjuntas terão por foco as áreas de segurança alimentar, agricultura familiar, aquicultura, manejo florestal, energias renováveis, desenvolvimento sustentável e territorial e serão concretizadas por meio de projetos de cooperação técnica Sul-Sul apoiados pelo Governo brasileiro e por um novo escritório descentralizado da FAO a ser criado no Paraná.
Com a assinatura, a FAO e o Governo brasileiro passarão a somar esforços no sentido de mobilizar seus respectivos recursos técnicos e humanos para a realização de treinamentos, estudos e diagnósticos baseados no intercâmbio de experiências entre os países da Tríplice Fronteira e outros países da América Latina e do Caribe.
Para tanto, a ABC/MRE disponibilizará até 200 mil dólares anuais na execução dos projetos de cooperação Sul-Sul trilateral, durante o período de três anos. Para Gustavo Chianca, oficial encarregado da FAO no Brasil, este protocolo de intenções vem complementar a Cooperação Sul-Sul brasileira realizada pelos canais bilaterais. ?A idéia é apoiar a troca de conhecimento entre especialistas e técnicos do Brasil e dos países vizinhos. Esta é uma contribuição valiosa aos esforços para acabar com a fome no mundo?, explica.