Por Secretaria Executiva do FBES
Estamos próximos da Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental contra Mercantilização da Vida e da Natureza e em Defesa dos Bens Comuns, que ocorre no Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo, entre 15 a 23 de junho.
A Cúpula dos tem por objetivo ser um espaço de fortalecimento no processo de ação das redes e organizações que trabalham na construção deste outro mundo possível, que desenvolvem resistência e que constróem alternativas viáveis (culturalmente, socialmente, economicamente e ambientalmente). Será, portanto, um espaço livre da presença das corporações e configurará: afirmação de lutas, construção de convergências mais amplas e contínuas, apresentação de denúncias, mobilização para o presente e futuro, visibilidade de práticas em um processo que não pretende ser estanque e pontual.
Para dimensionarmos e organizar o tamanho da economia solidária na Cúpula, precisamos levantar o interesse dos estados em ir para o Rio de Janeiro, então perguntamos aos fóruns estaduais:
1. Quantidade de participantes que irão para a Cúpula dos Povos? (Organizar uma lista com nome completo, RG e Município/UF)
2. Quantidade de EES que poderão participar da Feira? (Relacionar com nome do empreendimento e tipo de produção)
3. Já articularam alojamento?
4. Se não, Qual a necessidade de alojamento?
5. Que dia chega no RJ?
6. Que dia retorna ao estado de origem?
7. Pessoa para contato: (Celular c/ DDD E-mail)
Respostas para o e-mail: forum@fbes.org.br
A situação de infra-estrutura na Cúpula é a seguinte: ainda estão para confirmar alojamento em escolas e no acampamento da juventude, e também está para confirmar a alimentação para as caravanas alojadas. Por isso, para que a organização da Cúpula, da qual fazemos parte, possa dimensionar o que será possível custear ou não, é que precisamos levantar o tamanho das nossas caravanas. Está previsto um espaço para Feira, mas como será limitado também temos que saber a nossa expectativa com relação a quantidade de empreendimentos que poderão participar.
O FBES inscreveu uma atividade no dia 19/06, pela manhã: Desenvolvimento sustentável e solidário nos territórios: estratégia de outra economia, em conjunto com a Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (Ripess), Secretariado da Cáritas Latino Americano e Caribe (SELACC) e Instituto Marista de Solidariedade (IMS).
Sabemos do interesse dos estados de AC, AM, MG, RJ, RO, BA e SP, mas precisamos dimensionar isso e confirmar com todos se estão garantindo suas participações em caravanas ou por conta própria para a Cúpula dos Povos.
Caso o estado ainda não tenha feito articulações para participação na Cúpula, é possível contatar os Comitês Estaduais existentes, para contatos acesse: http://cupuladospovos.org.br/comites-estaduais/
Para ter acesso a Minuta enviada em fevereiro, que traz uma maior explicação da Cúpula acesse: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&Itemid=99999999&gid=1530
Ou ainda, pelo site da Cúpula: http://cupuladospovos.org.br/