Fonte: Secretaria Executiva do FBES (forum@fbes.org.br)
Entre os dias 5 e 9 de abril deste ano será realizada a TEIA – Mostra de Cultura do Brasil e Economia Solidária. Trata-se de um grande evento, na bienal de São Paulo (no Ibirapuera), com debates, plenárias, mostras culturais e comercialização. É ali que se dará a I Feira Nacional de Economia Solidária, totalmente integrada no evento com os companheiros e companheiras do campo da cultura.
O FBES está contribuindo com esta construção, apoiando o comitê gestor com a participação de Shirlei Almeida (IMS), Luigi Verardo (ANTEAG) e Walmir Almeida (Empreendimentos da Coord. Nacional), todos participantes da Coordenação Executiva e Nacional do FBES.
O espaço da Bienal é simplesmente gigantesco, e a concepção dos organizadores é que sejam criados espaços-estado, em que cada estado estará demarcado, e estarão integrados os empreendimentos de economia solidária e os de cultura daquele estado. Além de comercializarem os produtos, deve ser apresentada, de forma bonita e cênica, toda a riqueza cultural e de experiências de Economia Solidária de cada estado do país. Dois grandes palcos serão local para grandes shows e apresentações. Além disso, uma plenária com 400 lugares poderá ser usada para que haja debates e mobilização entre empreendimentos de Economia Solidária e os de Cultura, tanto internos a cada movimento como na interface entre estes dois campos. Em outro espaço, o SESC Vila Mariana, haverá muitos seminários e mesas de vários temas, incluindo a Economia Solidária.
Já está garantido o custeio para a vinda de uma delegação de pelo menos 540 pessoas do FBES (405 representantes de empreendimentos, e 135 representantes de entidades de assessoria e gestores públicos), que serão indicadas pelos Fóruns Estaduais, segundo critérios elaborados pelo FBES e SENAES, a ser disponibilizados brevemente, junto com outros detalhes sobre o evento, numa Convocação Nacional, na página www.fbes.org.br .
Toda a programação ainda está em elaboração, mas já estão previstas várias atividades de Economia Solidária, dentre as quais vale destacar:
Plenária preparatória para a I Conferência Nacional de Economia Solidária;
Oficina de orientação para a realização de feiras (estaduais e municipais ou micro-regionais) de Economia Solidária;
Lançamento da Campanha “Economia Solidária: outra economia acontece”, com vídeos, cartazes, folders CDs e cartilhas;
Lançamento do Atlas da Economia Solidária – Seminário do Mapeamento Nacional;
Lançamento do Calendário Nacional de Feiras 2006;
Audiência Pública do Comércio Justo;
Plenária de Preparação da Conferência (estamos negociando um auditório maior);
Desfiles (a definir, mas há indicativos de: Justa Trama; Calçados Ecológicos; Biojóias; etc…)
Oficina de Biojóias;
Seminário a Gestores Públicos sobre Economia Solidária (organizado pela Rede de Gestores de ES);
Oficina sobre Consumo Responsável
Oficina sobre Moedas Sociais
Oficina sobre Ocupação do Espaço Público com Economia Solidária;
Moeda Social: há a possibilidade de que circule internamente à feira uma moeda social. A proposta está sendo elaborada pela Articulação Nacional de Grupos e Feiras de Trocas Solidárias.