Fonte: www.abong.org.br

Entre os dias 9 e 10 de maio, no Rio de Janeiro, ocorreu o Seminário Internacional – Outra economia, outro desenvolvimento, outra cooperação: a sociedade civil rumo à Rio + 20/Cúpula dos Povos, promovido pela Abong.

O evento foi uma oportunidade de debater a “economia verde” e compartilhar saberes sobre que economia queremos, bem como de problematizar conceitos acerca do desenvolvimento e da cooperação internacional e praticar a solidariedade entre os povos. O evento contou com a participação de membros do FBES.

Confirma a programação do evento em www.abong.org.br/final/download/seminariomaio.pdf

O maior desafio é ampliar o diálogo, reconstruir o campo de ação comum, recompor a agenda e criar consensos, para assim fortalecer processos de organização e atuação, e reafirmar nossa legitimidade, com base nas experiências de impacto social em nível local, regional e global.

O seminário internacional tratou uma oportunidade de construção coletiva de novos paradigmas de desenvolvimento, pela abordagem, de forma ampla e colaborativa, da complexidade de aspectos que caracteriza o atual sistema político-econômico e a proposta de economia verde, bem como das possibilidades de construção de alternativas em direção à efetivação dos direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Nos debates, foi possível aprofundar a crítica à proposta de economia verde, apresentar experiências concretas de outras propostas de economia e cooperação em curso, para aprofundar a reflexão e articulação política em torno de que outra economia e cooperação internacional propomos. Será ainda uma oportunidade de propiciar um espaço de articulação da campanha contra a economia verde e de construção do Grupo Temático “Desenvolvimento e Diplomacia Não Governamental – Solidariedade e cooperação entre os povos: a sociedade civil internacional rumo à RIO+20”, que ocorre no âmbito da Plataforma de Diálogos rumo à Rio+20

O seminário teve ainda por objetivo disseminar para outras regiões do Brasil o conteúdo dos debates das e posições das organizações da sociedade civil para a Rio + 20/Cúpula dos Povos, ampliar o diálogo com a sociedade em geral sobre as propostas das organizações sociais para a Rio+20/Cúpula dos Povos, e ampliar a mobilização da sociedade brasileira e internacional em torno dos temas.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIAS 9 E 10 DE MAIO DE 2011

“Outra economia, outro desenvolvimento, outra cooperação: a sociedade civil rumo à Rio + 20/Cúpula dos Povos”

Hotel Rondônia Palace (Rua Buarque de Macedo, 60 – Flamengo, Rio de Janeiro)

PROGRAMAÇÃO

9/5/2012

Tarde

14:00hs às 17:00hs

* Convocação Nacional: Campanha Contra a Economia Verde

* Reunião do Grupo Temático “Solidariedade entre os povos pela justiça social e ambiental” – A reunião do Grupo Temático será realizada na sede da FASE, à Rua das Palmeiras, 90, Botafogo.

Noite

18h30

ABERTURA:

Iara Pietricovsky (Grupo de Articulação da Cúpula dos Povos)

Raimundo de Oliveira (Abong)

20h30

COQUETEL DE ABERTURA E CONFRATERNIZAÇÃO

10/5/2012

Manhã

9h às 10h30

O que é a economia verde? Críticas e propostas

Moderação: Ivo Lesbaupin

* Juta Kill – Grupo de Durban pela Justiça Climática * Camila Moreno – Fundação Heinrich Böll * Ladislau Dowbor – PUC-SP

10h30 às 12h

Que economia queremos?

Moderação: Aldalice Otterloo

* Sandra Quintela – Políticas Alternativas para o Cone Sul / Jubileu Sul * Maria Emilia Pacheco – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) * Jean Marc Van der Weid – Articulação Nacional de Agroecologia

Tarde

14h às 15h30

A cooperação como acontece hoje: análise crítica e nossas propostas

Moderação: Vera Masagão

* Jorge Balbis – ALOP / Mesa de Articulación * Adriano Campolina – ActionAid * Nathalie Beghin – Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (INESC) * Momar Kane – Conselho das ONGs de Apoio ao Desenvolvimento no Senegal (CONGAD)

15h30 às 17h

Outras formas de cooperação possíveis: experiências de associadas e parceiros

Moderação: Luara Lopes

* Viviane Alves Machado – Amazona / Essor * Damien Hazard – Vida Brasil * Fernando Mathias Baptista – Norwegian Church Aid