Por Franz Tagore
Aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro a primeira Feira Regional de Agricultura Familiar e comemorações do 153° aniversário da comunidade de Lagoa do João Ferreira. A feira foi uma realização da Associação Agropastoril e Comunitária e do IRPAA com apoio de diversas entidades e empresas particulares.
No dia 17 pela manhã foram recebidos os produtores e produtoras de várias comunidades de Uauá e Monte Santo. Foram comercializados vários produtos da rede familiar a exemplo das Cerâmicas da senhora Galdina Maria de Santana Moradora de Muquém – Monte Santo – BA que produz suas peças totalmente manual e que se deslocou dezenas de quilômetros para a exposição; Os sequilhos do grupo de produção da comunidade de Lagoa do João Ferreira um dos resultados das oficinas ministradas pelo IRPAA na região; Além de comidas e bebidas típicas da região, artesanatos de palha e pano, doces e geléias da COOPERCUC entre outros.
A EBDA também foi uma das expositoras ao lado do stand do Banco Bradesco. Nas baias várias raças e tamanhos de animais. Desde Anglo Nubiana, Boer, Santa Inês entre outras. Visitas ilustres do Quênia, e da Tanzânia chamaram a atenção dos produtores. O senhor Heradiuns Mbeyela da Tanzânia falou da imagem negativa que a mídia passa da África. Disse ainda que o Brasil parece e muito com a África, e que o povo ainda mais com sua simpatia. Ele estuda teologia em São Paulo faz um ano.
Foi a primeira vez que esteve no Sertão e gostou muito dos sertanejos. Também foram visitar a comunidade BGG da Mata Virgem para gravação do seu Programa de Rádio “O berro do Bode”; Lindomar Abreu Dantas, Moisane França, Nildinha, Milton Rodrigues, Seu Isaias e dona Edite, Jair Moura, Haildes de sinhá e seu esposo Edson Bahia, Miroval Marques, David da Mota, entre outras figuras culturais do município. Outras visitas de políticos e autoridades de Monte Santo, Canudos e Euclides da cunha abrilhantaram a noite de festa dançante. Durante a noite foi apresentado aos visitantes e comunidade o Documentário “Histórias e desenvolvimento da Lagoa do João Ferreira”. Foi uma atração particular para aquele povo que se via no grande telão falando deles mesmos. Muitos se emocionaram. Logo depois aconteceu show musical com grupos da região. No dia 18 a feira se estendeu até as 13:00 horas da tarde e foi encerrada com a promessa de ano que vem ser novamente realizada.
Segundo Willian de Souza Silva um dos organizadores e vice presidente da Associação Agropastoril e Comunitária a feira buscou viabilizar a comercialização de animais e de produtos oriundos da agricultura familiar, possibilitando a troca de experiências sobre as tecnologias de sequeiro, praticadas na região, e a cadeia produtiva da caprinovinocultura que é característica do Semiárido e atividade pecuária dominante na região.
Reginaldo Souza Alves presidente da Associação Agropastoril e Comunitária da lagoa do João Ferreira avaliou o evento como positivo, falou das dificuldades em conseguirem apoio principalmente o financeiro. Disse que era esperado maior publico, mas que isso não aconteceu pelo fato de a data ter sido numa época de estiagem. Falou ainda da importância do evento para a promoção da comunidade no município e da boa imagem de comunidade pacifica que se mostrou principalmente na festa dançante.