Por Durce Figueiredo (durce.figueiredo@sjp.pr.gov.br)
O segundo andar do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, sediou a I Feira de Economia Solidária, que atraiuo grande público. O evento que teve início em agosto e foii até o dia 19 de setembro, em uma parceria da Prefeitura de São José dos Pinhais, através do Programa Municipal de Economia Solidária, com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e apoio do Fórum SãoJoseense de Economia Solidária.
Além dos grupos de São José dos Pinhais foram convidados integrantes do Fórum de Economia Solidária de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Foram quinze grupos de artesãos organizados em empreendimentos de economia solidária, que participam comercializando diversos produtos como brinquedos, bijuterias, objetos de decoração, bombons, doces caseiros e artesanato feito com pinhão e fibra de bananeira.
No local, os visitantes puderam adquirir os produtos, conhecer o artesanato e também contar com as palavras atenciosas dos expositores explicando o que significa economia solidária. Como o fluxo de pessoas é sempre grande, os grupos participantes comemoraram os resultados, pois as vendas estão superando as expectativas. “O sucesso desta feira mostra que nosso artesanato é de qualidade e só precisamos de apoio para comercialização. Este espaço é um bom exemplo, e esperamos outras oportunidades iguais a essa”, afirma Camen Deganello, da Associarte.