Está chegando o momento de se iniciar o Fórum Social Mundial 2006, que será policêntrico. O FBES está levando uma delegação de 35 brasileiras e brasileiros para participar das atividades de Economia Solidária do Fórum que ocorrerá em Caracas entre os dias 23 e 29 de janeiro.
E vamos com força total! Há uma feira de comercialização programada, além do uso de moeda social (o TXAI), e toda uma programação de seminários, painéis e oficinas de Economia Solidária.
A nossa delegação de 35 pessoas vai num vôo fretado da Petrobrás, fruto de parceria entre o FBES (via o IBASE) e a Petrobrás.
Destas 35 pessoas, temos que 21 foram indicações dos fóruns estaduais, um ótimo resultado tendo em vista o curtíssimo prazo que os estados tiveram para fazer suas indicações, já que soubemos das vagas no avião de última hora. As restantes foram indicações tiradas pela Coordenação Executiva em sua reunião na semana passada.
Estas 35 pessoas estão levando consigo duas grandes responsabilidades:
1) mostrar a cara de nossa Economia Solidária e do FBES para o mundo (e por isso, é importante sempre se lembrar de que faz parte não só de uma experiência concreta, como também de um movimento nacional);
2) participar dos debates e trocas de experiência para podermos crescer com estes aprendizados aqui no nosso país. Ou seja, é uma responsabilidade “para fora” e “para dentro”! Temos certeza de que será proveitoso.
Quanto às demais atividades, graças à garra, luta e otimismo constante de Ary Moraes, que está em Caracas desde o início de janeiro, temos as seguintes atividades de economia solidária previstas no Fórum Social Mundial:
1. Uma Feira de Comercialização Solidária, com alguns estandes estão reservados para produtos e material de divulgação que nossa delegação esteja levando. Nesse sentido, vale buscar mostrar a nossa variedade de produtos e levar material de divulgação…
2. Circulará a moeda social TXAI, como em 2005, dentro da Feira de Comercialização, com oficinas de troca e com os empreendimentos podendo aceitar ou não esta moeda para comercializar;
3. O FBES está participando diretamente da organização de 10 painéios/seminários/oficinas, sendo que 4 como única organizadora, e nas 6 restantes como parte de uma ampla articulação internacional com as redes de Economia Solidária mundiais.
4. Acaba de sair, fresquinha, a programação completa das atividades de Economia Solidária, já com local, data e horário! Ela está aqui na nossa página do FBES.
Vale a pena conferir: são 92 atividades de Economia Solidária neste Fórum!
Parabéns a todas e todos nós pela agilidade e pela grande conquista: com todas as adversidades, seremos uma delegação forte, heterogênea e presente no FSM2006 em Caracas!
Confira a programação completa em: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=104&Itemid=18