Por Secretaria Executiva do FBES
Estão abertas as inscrições para a participação de representantes do Fórum Brasileiro de Economia Solidária para o Encontro de Diálogos e Convergências: Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo.
O Encontro será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro de 2011, em Salvador/BA, e deverá contar com a participação de 260 pessoas. O FBES é um dos organizadores do encontro, além da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia); Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA); Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN); Grupo de Trabalho de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO); Rede Alerta contra o Deserto Verde (RADV); Marcha Mundial das Mulheres (MMM); Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); e Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).
Chamada e critérios: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1453
Ficha de inscrição: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1455
Documento de referência sobre os objetivos e metodologia do Encontro: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1454
Motivações para o encontro
Importância política de disputar a leitura da natureza da crise civilizatória vivenciada e as saídas, as alternativas: entrar no debate sobre a crise atual do capitalismo, que coloca a humanidade numa encruzilhada civilizatória, e se manifesta em diversas outras crises: econômica, socioambiental, energética, alimentar. Disputar a leitura significa explicitar as raízes da crise e fazer oposição à ideia de que é “apenas” uma crise financeira, para a qual os agentes do capital vão apresentando as alternativas.
Necessidade estratégica de mostrar mais claramente as experiências que vem sendo construídas pelas organizações da sociedade, seus pontos de vista, dar visibilidade pública aos muitos acúmulos e propostas da sociedade civil organizada para um outro projeto de desenvolvimento para o mundo rural e a agricultura no Brasil.
Importância de fortalecer a capacidade de diálogo das redes da sociedade civil brasileira com a sociedade em geral, buscando superar a situação atual de isolamento social e político.
Contribuir para a reversão da fragmentação do campo democrático e popular hoje no Brasil: perplexidade das organizações no novo contexto sociopolítico, criminalização dos movimentos sociais, baixa capacidade política e operacional das organizações.
Necessidade política de construir convergências juntando as forças da sociedade civil organizada do campo democrático e popular.
Critérios para Inscrições
O Movimento de Economia Solidária, através do FBES, terá apenas 30 vagas. Isso significa que as representações do FBES devem ser bastante envolvidas com o movimento e os temas, para contribuir com o olhar da Economia Solidária para a promoção do diálogo e convergências com os demais movimentos. São critérios de participação:
Participar efetivamente dos fóruns locais de economia solidária (municipal, microrregional ou estadual), conhecendo as bandeiras e orientações do movimento;
Além de participar e conhecer bem o movimento de Economia Solidária, é muito importante estar envolvida/o com os temas das discussões e seminários do Encontro (veja documento ao final desta nota);
Maioria de empreendimentos solidários, de preferência com ações e experiência práticas em uma ou mais áreas do encontro (agroecologia, soberania alimentar e nutricional, justiça ambiental e feminismo);
Contemplar diversidade regional do país;
No mínimo 50% de mulheres;
Contemplar diversidade cultural, gênero, raça, etnia, povos e comunidades tradicionais.
Temas
Os temas para organização das discussões durante o Encontro e para a construção das convergências entre as agendas políticas das redes e movimentos são:
Reforma Agrária, Direitos Territoriais e Justiça Ambiental
Mudanças Climáticas: impactos, mecanismos de mercado e a Agroecologia como alternativa
Agroenergia: impactos da expansão dos monocultivos para agrocombustíveis e padrões alternativos de produção e uso de energia no mundo rural
Defesa da Saúde Ambiental e Alimentação Saudável e o Combate aos Agrotóxicos e Transgênicos
Direitos dos/as Agricultores/as, Povos e Comunidades Tradicionais ao Livre Uso da Biodiversidade
Soberania alimentar e Economia Solidária: produção, mercados, consumo e abastecimento alimentar
Participação e auto-organização das mulheres
Conhecimento, informação e poder
Prazo
As fichas de inscrição completas devem ser enviadas até 18 de agosto de 2011 para o email do FBES: forum@fbes.org.br
Ficha de inscrição e demais documentos
Chamada e critérios: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1453
Ficha de inscrição: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1455
Documento de referência sobre os objetivos e metodologia do Encontro: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1454