Fonte: www.centropublicoes.com.br
Com a representação de uma grande diversidade de empreendimentos solidários do Estado, com a presença de 120 pessoas da Grande Vitória e de vários municípios do interior capixaba, foi realizado, no auditório do IFES, nos dias 18 e 19 de março, o 1º Encontro Estadual de Economia Solidária Capixaba.
O Governo do Estado esteve representado na abertura do evento pelo Vice Governador, Givaldo Vieira, que inclusive é cooperado da Cooperflex (cooperativa de confecção de roupas localizada na Serra), pelo Rodrigo Coelho – Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e por Pedro Rigo, Diretor Presidente da ADERES. Também esteve presente o Deputado Estadual Cláudio Vereza, o Secretário de Ação Social de São Domingos do Norte, Luiz Carlos Barbieri, a Secretária de Agricultura de Santa Maria de Jetibá, o Secretário de Trabalho e Geração de Rendas de Vitória, Paulo Alfonso Menegueli e toda a equipe da Gerência de Economia Solidária da PMV. A prefeitura de Cariacica esteve representada por Rafael Coffler da Gerência de Economia Solidária.
Em sua fala o Vice Governador ratificou o propósito do governo do Estado em interiorizar o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo e de fortalecer os pequenos e médios negócios, dentre eles os empreendimentos solidários e os bancos comunitários, como formas alternativas de geração de trabalho e renda. Rodrigo Coelho destacou que todas as áreas governamentais do Estado estão redefinindo suas ações por meio do planejamento estratégico promovido pelo Governador Renato Casagrande, do qual, segundo o Secretário, a economia solidária consta com destaque.
Um dos destaques deste evento foi a forte presença da agricultura familiar capixaba e de camponeses de diversos municípios capixabas. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAES) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) estavam representados no Encontro.
Devido ao mal tempo na Grande Vitória, uma das palestrantes do evento, Shirlei A. A. Silvay, do Instituto Marista Solidariedade, não conseguiu se deslocar de Brasília para Vitória. A alternativa foi viabilizar, via skype, a palestra com o tema “Visão do Mundo na Perspectiva na Economia Solidária”. Tema este que agradou em muito os participantes do Evento, que inclusive puderam interagir e fazer perguntas para a palestrante. O contato por meio do skype, tarefa que foi facilitada pela boa logística no auditório do IFES, representou uma novidade para boa parte dos participantes.
Um dos destaques do evento foi a realização das Rodas de Conversas entre os participantes e os palestrantes do dia anterior visando aprofundar no conhecimento das experiências apresentadas: Centro Público de Comercialização Solidária de Itajaí/SC; Central de Comercialização de Mato Grosso do Sul, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FGV/SP e Sistema Nacional de Comércio Justo apresentado pelo Instituto Marista de Solidariedade.
As Rodas de Conversas também resultaram em várias propostas dos participantes a serem encaminhadas internamente no Centro Público de Economia Solidária, junto aos empreendimentos solidários capixabas, aos parceiros, às autoridades constituídas de âmbitos municipais, estaduais e federais, bem como nos espaços de elaboração e gestão de políticas públicas relacionadas à economia solidária.