A Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançaram na última quinta-feira (13), a campanha “SOS Sudeste”. A iniciativa visa despertar na população a solidariedade, incentivando doações financeiras de todo o Brasil para amparar as vítimas das enchentes no Sudeste do país.
Diversos estados foram afetados pelas fortes chuvas: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e, especialmente, Rio de Janeiro sofrem com inundações, enchentes, deslizamentos, famílias desalojadas e desabrigadas e elevado número de vítimas fatais. De acordo com a Defesa Civil, mais de 1 milhão de pessoas já foram afetadas pelos temporais e mais de 400 corpos já foram encontrados pelas equipes de bombeiros, Cruz Vermelha e pessoas voluntárias.
Neste primeiro momento, os recursos financeiros doados serão investidos em fornecimento de água mineral, material de limpeza e de higiene, colchões, cobertores, cesta básica e remédio, dentre outras necessidades imediatas.
Destacando a importância da participação de todos os brasileiros na campanha, Dom Luiz Demétrio Valentini, presidente da Cáritas Brasileira, destacou: “com nossa solidariedade fraterna devemos diminuir o sofrimento dos que sofrem mais de perto as conseqüências desta tragédia, cujas lições nos apontam o caminho das responsabilidades que precisam ser assumidas por todos.”
Os interessados em realizarem doações financeiras, podem depositá-las nas seguintes contas:
Caixa Econômica Federal (CEF)–Agência 1041 – OP.003 – Conta Corrente 1490-8;
Banco do Brasil – Agência 3475-4 – Conta Corrente 32.000-5.
Banco Bradesco – Agência 0606-8 – Conta Corrente 71.000-8