Fonte: Boletim da Cáritas Brasileira
A Diocese de Araçuaí reuniu padres, religiosas e agentes de pastoral no Centro Pastoral para um encontro de reflexão e preparação da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 (CFE 2010), com o tema “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Promovido nos dias 8 e 9 de fevereiro, o encontro foi coordenado pelo assessor da CNBB responsável pelas Pastorais Sociais, Padre Nelito Dornelas, e também contou com a contribuição do assessor da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, MárcioAdriano.
Uma mística preparada pela equipe da Cáritas Diocesana de Araçuaí deu início ao evento. Duas mesas de café fartas e três mesas com pão e água provocaram os participantes, gerando reações desde a conformidade até a partilha. Em seguida, o padre Nelito explicou os fundamentos da Campanha da Fraternidade, ressaltando seus dois desafios principais: a reflexão sobre economia e vida e o ecumenismo. “A questão da economia está trazendo a síntese de todos os problemas de exclusão social que as outras campanhas trabalharam”, afirma.
Ele alerta que a vida palpita a partir dos últimos, com uma sabedoria invejável, um grau de satisfação que os índices de desenvolvimento não são capazes de alcançar e uma economia de comunhão e partilha que tem muito a ensinar. É preciso que as Igrejas se unam entre si, bem como com os movimentos sociais e todas as pessoas de boa vontade, para o “cuidado da casa comum de todos nós”.
Divididos em grupos, os participantes trabalharam vários aspectos e dimensões da Camapanha – pessoal, comunitária, social – iluminados por textos bíblicos. As discussões foram apresentadas em plenária. A última manhã de encontro foi destinada ao debate sobre as ações concretas a serem realizadas nas comunidades e paróquias da Diocese de Araçuaí. Márcio Adriano contribuiu para motivar este momento a partir da apresentação sobre a Economia Popular Solidária como tem sido trabalhada pela Cáritas.
Adriana de Souza Vital, coordenadora do Projeto de Desenvolvimento de Líderes da Visão Mundial em Ponto dos Volantes, participou do evento. Para ela, o tema da CFE 2010 é muito importante, porque é preciso mostrar às pessoas que se deve pensar a economia não apenas no aspecto do dinheiro, mas a partir da solidariedade e sustentabilidade. “Isso de forma que as pessoas possam valorizar a vida e participar das decisões de uma forma ética”, afirma.