Fonte: Rogéria Araújo *
Comemorando o sucesso do I Forum Social e I Feira Mundial de Economia Solidária, que terminou ontem em Santa Maria, Rio Grande do Sul, a coordenadora do projeto Esperança Cooesperança, irmã Lourdes Dill, fez um balanço positivo dos dois eventos. Afirmou que tanto o forum como a feira são respostas efetivas para aqueles que ainda não acreditam na consolidação da Economia Solidária.
A feira foi encerrada com uma grande mística, logo após o término das dezenas de oficinas e mais seminários temáticos que ocorreram ao longo do dia. A estimativa de irmã Lourdes é que mais de 150 mil pessoas tenham passado pelos estandes, que mostraram muita variedade de produtos solidários, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.
“Como um evento que está integrado nas celebrações dos 10 anos de processo do Fórum Social Mundial, que vai acontecer em mais de 40 regiões em todo o mundo, achamos que o evento cumpriu bem o seu papel, com muito debate e com a participação de muitos empreendimentos”, afirmou.
Logo após o evento, a proposta era que os empreendimentos se reunissem e saíssem em nova caravana. Dessa vez a caminho do Porto Alegre, onde participarão da edição comemorativa dos 10 anos do Forum Social Mundial, que começa hoje (25) e segue até o dia 29.
A Secretaria de Integração Regional, como parceira de realização dos eventos, através de seu titular, Jorge Pozzobom, informou que Santa Maria se transformou nesses dias na capital mundial da economia solidária. “É um evento que congregou o povo, que respeitou a diversidade da gente brasileira, que acolheu o povo de outros países. Um momento de integração”, disse.
Economia Solidária em julho
Irmã Lourdes Dill anunciou, ainda, a realização da 6ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 17ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) para os dias 9, 10 e 11 de julho. Os eventos, agendados para acontecer no ano passado, tiveram que ser cancelados por ordem judicial, por conta da alta incidência da Gripe A na região Sul.
As expectativas continuam positivas. Segundo irmã Lourdes, o evento de julho já recebeu 400 inscrições e tem tudo para repetir a boa aceitação dos eventos que acontecem agora.
Em julho de 2010 acontecem também 10ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar, 6º Seminário Latino-americano de Economia Solidária e 6ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz.
Mais informações em: www.esperancacooesperanca.org.br
* Jornalista da Adital