Fonte: Divulgado por Maira Azevedo (maira.azevedo@setre.ba.gov.br)
As ações da política pública em economia solidária; as iniciativas de microfinanças solidárias, através de bancos comunitários e fundos rotativos solidários; a relação empreendedor individual e empreendimentos de economia solidária são alguns temas discutidos no no VI Encontro de Agentes de Crédito do CrediBahia e no I Seminário de Microfinanças da Bahia, promovidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte/Setre e do Fórum de Microfinanças da Bahia. Estaiveram presentes, de 01 a 04/12 cerca de 220 agentes de microcrédito, dos 168 municipios baianos, que possuem posto do programa estadual de microcrédito.
Os encontros no Hotel Sol Bahia, em Patamares, servirão também para traçar um diagnóstico da situação do cooperativismo de crédito na Bahia (instituições e público beneficiários); as perspectivas de avanço do setor no estado; a atuação em redes e autossustentabilidade institucional; e a inovação metodológica e tecnológica do setor da economia informal urbana. Participam coordenadores, gerentes e técnicos das instituições parceiras do Programa de Microcrédito do Governo do Estado/CrediBahia, integrantes dos quadros de servidores das prefeituras; dirigentes, conselheiros e agentes de crédito das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que também desenvolvem atividades de microcrédito no estado.
—–
Aplicados
Realizado em parceria com a Desenbahia, Sebrae e as prefeituras o Credibahia já investiu desde a sua criação, em 202, mais de R$ 70 milhões em mais de 50 mil contratos. Entre janeiro e outubro deste ano, foram liberados 7.434 contratos e aplicados R$ 10,9 milhões, em financiamentos dirigidos a investimentos fixo, na aquisição ou conserto de máquinas, equipamentos novos ou usados e reforma ou ampliação de instalações físicas; capital de giro para compra de mercadorias e matérias-primas; e investimento misto, fixo com capital de giro associado.
Atualmente, o programa opera com 169 unidades (incluindo as recém-inauguradas em Acajutiba Ituaçu e Caetité) em 168 municípios baianos, possibilitando aos micro e pequenos empreendedores, o acesso ao crédito de forma ágil e desburocratizada, com juros abaixo do valor de mercado.
Já estão confirmadas as presenças das organiações: Instituição Comunitária de Crédito (ICC), Banco do Povo de Itabuna, Banco do Povo de Vitória da Conquista, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob-Ba) do Recôncavo, Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento (Ceade), Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos da Bahia (Ceape), Moradia e Cidadania e a Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial (Ande).