Fonte: Caravana Solidária de Goiás
Um dos objetivos é a criação de uma Rede de Cooperação entre os empreendimentos
Agricultores familiares e pequenos artesãos se reuniram em Iporá, Região Oeste de Goiás dia 26 de novembro para comercializar os mais diferentes produtos e participar de debates e oficinas sobre Economia Solidária e Bancos Comunitários. É a Caravana Solidária que chega à Região Oeste de Goiás depois de passar pelas regiões Norte e Entorno de Brasília.
A Caravana de Economia Solidária compreende um conjunto de ações integradas nos municípios, microrregiões do Estado de Goiás com a realização de diversas atividades, entre elas as feiras e mostras, cursos de formação, oficinas, reuniões, audiências públicas, debates e rodas de conversa.
Entre os objetivos estão a criação de Rede de Cooperação dos empreendimentos para a Produção, Comercialização e Formação, divulgar o movimento de Economia Solidária em Goiás; discutir a criação do Selo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e promover a formação de lideranças locais através do Centro de Formação em Economia Solidária do Centro Oeste (CFES C.O).
—–
O público alvo destas ações são lideranças de empreendimentos, gestores públicos, escolas, universidades, igrejas, sindicatos. O objetivo é promover e difundir a articulação e formação do movimento de Economia Solidária.
Feira de Iporá
A Feira de Economia Solidária em Iporá encerra no dia 28 de novembro e será realizada na Praça do Trabalhador no Centro da Cidade. Na pauta das discussões da Feira de Economia Solidária em Iporá estão o marco legal da Economia Solidária, Bancos Comunitários e o uso do “Pequi”, moeda social de Goiás que vem sendo utilizada nos encontros e feiras da Economia Solidária.
Empreendimentos de treze municípios das regiões do Oeste Goiano e Vale do Araguaia (Iporá, Piranhas, Arenópolis, Diorama, Israelândia, Ivolândia, Caiapônia, Rio Verde, Córrego do Ouro, Aurilândia, Nazário, Jaopaci e Santo Antônio da Barra) já confirmaram presença na Feira de Economia Solidária que acontece de amanhã, dia 26, a 28 de novembro em Iporá.
Marco Legal em Goiás
Amanhã, dia 26, ás 17 horas, será realizada audiência pública para debater com a sociedade o marco legal da Economia Solidária em Goiás, A Lei Estadual da Economia Solidária já foi aprovada em primeira votação na Assembléia Legislativa de Goiás e a previsão que seja apreciada em segunda votação antes do recesso parlamentar. Quem garante é o autor do projeto de lei, deputado estadual Mauro Rubem (PT).
O projeto de lei em discussão em Goiás vai facilitar a implementação de uma política de Crédito para os empreendimentos da Economia Solidária em Goiás, além de garantir instrumentos jurídicos para que o Estado desenvolva ações de apoio e fomento. “Com a aprovação desta lei a Economia Solidária passa a ser uma Política de Estado e isto traz segurança para os trabalhadores, hoje sem acesso a alguns benefícios e incentivos, além de reconhecer os direitos destes trabalhadores”, explica o deputado estadual mauro Rubem, autor do projeto de lei em Goiás.
Programação em Iporá
Durante a Feira de Economia Solidária em Iporá serão comercializados os mais diversos tipos de artesanato, alimentos como rapadura, farinha, polvilho, doces, hortaliças sem agrotóxicos, geléias, iogurtes, açúcar mascavo, pequi, entre outros, além de confecção de roupas. Tudo será vendido pelos próprios produtores que trabalham no sistema de autogestão, com cuidados com a preservação dos recursos naturais e preço justo, pilares da Economia Solidária.
A programação em Iporá começa às 8 horas com o credenciamento dos participantes. À tarde, às 15 horas, acontece a oficina sobre a Lei 11.947 de 16 de junho de 2009, que dispõe sobre o atendimento a merenda escolar e agricultura familiar. A abertura oficial será às 19h30 com a presença de autoridades municipais e das regiões Oeste e do vale do Araguaia e em seguida show com artistas regionais.
Na quinta-feira, dia 27, a partir das 8 horas a feira será aberta ao público e está programada para as 10 horas apresentação de artistas locais com pintura ao vivo. Das 15 às 18 horas os participantes terão a oportunidade de acompanhar oficinas sobre Processamento de Pequi e sobre Plantio de Frutos do Cerrado, que podem ser trabalhados no sistema de extrativismo.
Para incentivar o plantio, serão distribuídas mudas de plantas nativas do Cerrado. A partir das 18 horas terá a Roda de Hip Hop com os integrantes do CUFA de Iporá e à noite apresentação cultural com artistas da região. Já no sábado, dia 28, além da comercializar os produtos, os empreendimentos terão a oportunidade de realizar as trocas solidárias.
Eco Banco
O Eco-Banco vai funcionar durante os três dias da feira fazendo a conversão do Real pelo Pequi, moeda social de Goiás. Os consumidores deverão efetuar a conversão das moedas já na entrada da feira e utilizar o Pequi para as compras. “Isto garante que o dinheiro que vai circular na feira fique com os empreendimentos e serve como um exercício para que as pessoas, empreendimentos e consumidores entendam a importância e o funcionamento da moeda social”, explica Altamiro Moreira, coordenador do Eco Banco em Goiás.
Informações:
Rosângela Aguiar
Assessoria de Imprensa
Caravana Solidária – Goiás/2009
62-8176-4982 (TIM) / 8510-3449 (OI)