Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Durante o segundo semestre deste ano estão previstos os encontros regionais de troca de experiências entre Fóruns Estaduais de cada região. Estes encontros serão aproveitados para que os fóruns possam fortalecer sua integração e aprender com as conquistas e dificuldades dos outros fóruns. Além disso, um representante da secretaria executiva estará presente para oferecer uma capacitação informática para 1 a 4 representantes de cada estado, durante os encontros regionais.

As razões desta capacitação originam-se em três funcionalidades existentes na nova versão da página do FBES (www.fbes.org.br):

· Em primeiro lugar, preparamos, na área “fóruns estaduais” da página do FBES, um sistema simples em que cada Fórum Estadual poderá construir com muita facilidade uma página de seu Fórum, com capacidade de até 7 menus (no momento apenas um dos menus está ativo, chamado “contatos”);

· Em segundo lugar, dentro da página há uma “área restrita” acessível somente a pessoas que tiverem senha de acesso, área esta em que é possível adicionar notícias, anunciar eventos (no calendário que fica no canto superior direito da primeira página), incluir documentos, entre outras ações, de modo que a gestão e dinamismo da página serão descentralizados, permitindo interferência direta de representantes dos fóruns estaduais de economia solidária na mesma;

· Por fim, estamos finalizando um banco de dados com informações de todas as pessoas, empreendimentos, entidades e gestores que fazem parte do FBES ou sejam parceiros. Na área restrita citada acima será possível ao próprio Fórum Estadual fazer a manutenção de dados de seus representantes, assim como obter informações diretamente do sistema, como por exemplo a listagem de membros de determinado GT, ou a lista de membros da Coordenação Nacional, etc…

Na capacitação esperamos apresentar estas funcionalidades da página e capacitar os representantes dos estados a interferirem diretamente na mesma. Estes representantes receberão uma senha e um nome de acesso, passando a ter, a partir de então, uma importante responsabilidade…

Para a realização da oficina, será necessária uma sala com computadores conectados na internet. O ideal é que o número de computadores seja igual ao número de estados da região. O tempo ideal para a capacitação é de dois períodos, mas caso não seja possível pode ser reduzido a um “intensivão” de apenas 4 horas. Para isso, é importante que os estados pensem em representantes de confiança e que “não tenham medo de computador”, ou seja, que já tenham alguma facilidade com esta máquina.