Fonte: Rosana Kirsch, com informações do Diário de Canoas
Entre os dias 04 e 08 de agosto, no calçadão do Centro de Canoas/RS, aconteceu a 6a. Feira Municipal de Economia Solidária. A feira foi organizada pelo Fórum Municipal de Economia Solidária e pela Prefeitura Municipal/ Diretoria de Economia Solidária.
No palco onde ocorrem diariamente as atividades da Caravana Cultural, representantes das três categorias de comerciantes do evento falaram sobre a oportunidade de expor no calçadão, ponto da cidade com alto fluxo de pessoas. Leide Toniolo, que falou em nome dos produtores de alimentação, lembrou que antes da feira começar o trabalho foi dobrado em todos os grupos. “Todos vieram com bons e caprichados produtos, querendo oferecer o melhor para quem passasse por aqui”, destaca. A representante da produção de agricultura familiar, Vera do Canto, fez questão de ressaltar que muitas cooperativas já trabalham há mais de 20 anos com produção solidária. “Grupos tradicionais e recentes se unem nesta produção, para estimular a alternativa de renda”. Falando pelos artesãos, Ângela Pereira destacou o apoio do poder público para esta atividade. “Não tínhamos incentivo, por isso nosso comércio ocorria em Porto Alegre. Hoje temos orgulho de dizer que a produção local é vendida aos canoenses”.
O diretor de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Pedro Giehl, aproveitou para dizer que sem a união de esforços, o movimento que torna possível este tipo de evento jamais aconteceria. “As políticas públicas da atual administração têm a característica do diálogo, abrindo espaço para que estas organizações sociais estimulem uma economia cada vez mais presente em nossa cidade”. Em sua explanação, o prefeito Jairo Jorge lembrou que desde a campanha participou de reuniões com os grupos e cooperativas, assumindo um compromisso de maior visibilidade e incentivos. “Todos os sábados, durante o Prefeitura na Rua, eles têm a oportunidade de mostrarem seus produtos. Fazemos questão da presença deles neste tipo de evento”, frisou o prefeito, ressaltando que nas próximas semanas será lançado o Brique do Capão do Corvo, parque municipal localizado no bairro Marechal Rondon.