Fonte: Mariana Giroto

Evento reuniu 700 pessoas do Brasil e de organismos internacionais

Com a presença do secretário nacional de Economia Solidária (órgão do Ministério do Trabalho), Paul Singer, e do presidente do Sebrae nacional, Paulo Okamoto, aconteceu nos dias 6 e 7 de julho, em São Bernardo do Campo, o II Congresso Nacional da Unisol Brasil. O evento reuniu 700 participantes, representando 430 empreendimentos autogestionários de 22 Estados das cinco regiões do País. São 25 mil trabalhadores envolvidos e um faturamento anual de R$ 1,3 bilhão.

Fundada há cinco anos, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Unisol Brasil trabalha para fortalecer cooperativas e empreendimentos autogestionários. Dos 430 em atuação hoje no País, 25 são empresas recuperadas (massa falida) e 60% são cooperativas, que têm a maior fatia do setor em número de trabalhadores.

Segundo os organizadores, o 2° Congresso da Unisol Brasil permitirá avaliar as ações realizadas nos últimos três anos, desde o primeiro congresso, e estabelecer novas diretrizes para que a economia solidária e o cooperativismo se consolidem no País.

Também estarão presentes no evento o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e diretor-executivo da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre.

Credenciamento da Imprensa

Os profissionais interessados em cobrir o evento devem solicitar credenciamento via email credenciameto@ smabc.org. br ou entrar em contato pelo telefone 4128-4253. As credenciais serão entregues no local (hotel Pampas Palace), no dia de abertura (6).

Antes do evento, o presidente da Unisol Brasil, Arildo Mota Lopes, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, está à disposição da imprensa para mais informações sobre o Congresso. Agendar com antecedência no 4128-4253.

Informações

6 e 7 de julho de 2009 Pampas Palace Hotel – auditório Av Barão de Mauá, 71, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – (0xx)11 4122-2000

www.unilsolbrasil.org.br