Fonte: Adital (www.adital.com.br)
Criar um marco mundial para os serviços climáticos que ajude a todos os setores a adaptarem-se às mudanças do clima e melhorar a gestão de riscos é o principal objetivo da Terceira Conferência Mundial sobre o Clima (CMC-3) que se realizará em Genebra, Suíça, em agosto próximo.
Os detalhes desse encontro serão entregues em uma coletiva de imprensa que se realizará na próxima terça-feira, 30 de junho, às 11h na sede da Cepal em Santiago de Chile (Sala Celso Furtado, Av. Dag Hammarskjöld 3477, Vitacura).
A informação será entregue por Myrna Araneda, Diretora da Secretaria Meteorológica do Chile; o Embaixador Baldemar Coutts, da Secretaria de Meio Ambiente e Antártica da Chancelaria chilena; e Marianne Schaper, Oficial de Assuntos Econômicos da Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos da Cepal, divisão que se especializa em temas de mudança climática.
Coordenada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), a CMC-3 reunirá, entre 31 de agosto e 4 de setembro de 2009, científicos, autoridades encarregadas de normativas ambientais e de gestão dos riscos do clima e líderes empresariais.
Espera-se que a CMC-3 conquiste ações a nível mundial que melhorem a capacidade para prestar serviços de informação e previsão do clima; que apoie medidas para reduzir riscos de desastre; e que potencialize o desenvolvimento socioeconômico e as iniciativas que fomentam a adaptação da variabilidade do clima.