Fonte: Secretaria da ANA

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) venceu o Prêmio Sementes 2009 promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Agência de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA). O anúncio foi feito no último dia 11 de maio, na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Para ASA o prêmio é um reconhecimento internacional da ONU ao significativo, valioso e estratégico trabalho que a sociedade civil organizada, em parceria com o MDS e vários outros parceiros, vem realizando no Semiárido. Dentro dessa estratégia de convivência com a região que é o P1MC, podemos destacar mudanças significativas, como a inclusão de pessoas e, mais que tudo, o respeito ao direito humano à alimentação, através da oferta de água potável de qualidade a cidadãos e cidadãs que, durante décadas, tiveram este direito desrespeitado.

Queremos partilhar esta alegria, pois é a explicitação do fato de que sem a estratégica e importante contribuição de vocês, dificilmente a ASA teria alcançado o patamar atual. Esse é um prêmio da ASA e de seus parceiros. Ao mesmo tempo, nos colocamos na perspectiva e anseio de que o P1MC não seja interrompido e que nossa parceria se amplie e cresça, na perspectiva da sustentabilidade.