Fonte: Informações divulgas por Daniel Tygel no e_solidaria
Inicialmente a deputada Erundina fez uma análise da conjuntura, manifestando preocupação em rearticular a frente, ora esvaziada, diante da expectativa de que Michel Temer colocará a reforma em pauta. Não se tem certeza de qual será a reforma apreciada, mas já um pacto entre câmara e governo de que ambos imprimirão esforços para votá-la em 2009.
Como os projetos apresentados já fracionam a matéria, é certo que a votação será fracionada. Manifestamos a preocupação com este fato e a necessidade de trabalhar para evitar resultados desastrosos que possam vir a ocorrer votando-se os projetos em separado, como por exemplo aprovar o financiamento público de campanhas e não aprovar a lista fechada.
Em termos de encaminhamentos foi pensada uma agenda de atividades visando mobilizar e fortalecer a frente, bem como influenciar, na medida do possível na reforma ora posta em discussão no congresso:
1) A Deputada articulará para a realização de audiências públicas sobre a reforma nas assembléias legislativas com o objetivo de serem criadas frentes parlamentares estaduais pela reforma. Segundo a deputada, o Ministro Tarso Genro se dispôs a criar uma agenda conjunta para isso;
2) Tanto a deputada quanto as organizações presentes imprimirão esforços em estabelecer contato com parlamentares de suas/nossas relações a fim de rearticular e ampliar a frente, estimulando a participação de quem já a integra e buscando novas adesões;
3) Requerer ao Presidente da câmara a convocação uma Comissão Geral sobre a Reforma Política. A Comissão Geral acontece no Plenário numa dinâmica que permite a participação da sociedade civil;
4) A criação de uma página na internet da frente com informações sobre a reforma;
5) uma audiência com o novo presidente da câmara, Michel Temer. Na audiência apresentaremos a plataforma e a disposição desta para participar do processo, manifestaremos o descontentamento com o processo e as preocupações com resultados concretos gerados a partir deste. Tentaremos garantir a realização de uma comissão geral e por fim, pediremos que a página da frente seja hospedada no site da câmara.
Será elaborado um documentos com essas reivindicações a ser entregue ao Dep. Michel Temer. Este documento circulará por meio eletrônico para que haja a aprovação de td@s. A próxima reunião acontecerá na seqüencia da audiência com o presidente da câmara, possibilitando assim, a participação de todos e todas que se deslocarem para o compromisso.
Moroni