Fonte: Secretaria Executiva do FBES
Delegação do FBES foi de aproximadamente 800 pessoas vindas de todos os Fóruns Estaduais
A preparação do FBES para o FSM 2009 se iniciou em meados de 2008. Durante as reuniões da Coordenação Executiva e da Coordenação Nacional o tema esteve sempre presente e estratégias de participação do FBES no evento foram traçadas. Para encaminhar os temas referentes ao encontro foi criada, no final de 2008, a Comissão Pró-Fórum Social Mundial, composta por representações do segmento de empreendimentos solidários, entidades de assessoria à economia solidária e da rede de gestores públicos. Coube a essa comissão, dentre outros, responder politicamente pelos assuntos do encontro, organizar as atividades do FBES no evento e fazer a comunicação entre as instâncias locais de organização do FSM e as instâncias do FBES.
Um das estratégias retiradas por esse coletivo, conjuntamente com a Coordenação Nacional do FBES, foi a mobilização das instâncias de base do FBES para participarem da 9° edição do Fórum Social Mundial.
Dessa mobilização, resultou a maior participação do Fórum Brasileiro em edições do Fórum Social Mundial: um coletivo de aproximadamente 800 pessoas vindas dos 27 Fóruns Estaduais e as demais integrantes do Fórum de Economia Solidária do Pará! As delegações dos Fóruns Estaduais se deslocaram de seus estados, em sua grande maioria, de vãs e ônibus fretados e organizados pela mobilização dos Fóruns.
As maiores delegações foram as dos Fóruns Estaduais do Rio Grande do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Alagoas e Rio Grande do Norte.
As representações do FBES ficaram hospedadas em Belém no Colégio Nossa Senhora de Nazaré, pertencente à Rede Marista (IMS), que está inteiramente envolvido com a recepção das delegações vindas de todo o Brasil e de outros países do mundo. No total, ficaram hospedados no colégio um grupo 900 pessoas. O Instituto Marista de Solidariedade é uma das organizações que integram à Coordenação Executiva do FBES.