Fonte: http://www6.ufrgs.br/pgdr/

O PGDR realizará entre os 26 a 28 de novembro de 2008, em Porto Alegre, o II Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.

O objetivo geral do Colóquio consiste em discutir as relações entre agricultura familiar e desenvolvimento sob uma tríplice perspectiva: as dos atores sociais e suas práticas, das políticas públicas e seus alcances e limites e a contribuição que está sendo aportada pela teoria social em uma perspectiva multidisciplinar.

Além de ser a segunda edição de evento semelhante realizado em 2005, o II Colóquio vem de encontro a outras atividades que reclamavam a realização de uma atividade acadêmica de alto nível. A realização do II Colóquio inscreve-se no marco das atividades da cooperação acadêmica que o PGDR/UFRGS mediante apoio da CAPES mantém com a Universidade de Wageningen, da Holanda.

Acesse a programação em http://www6.ufrgs.br/pgdr/II_coloquio.html

O II Colóquio também será palco para o lançamento de quatro títulos novos da Série Estudos Rurais, que são o livro traduzido de Jan Douwe Van der Ploeg “Os novos campesinatos: lutas por autonomia e sustentabilidade na era do Império e da globalização”, o livro de Angela Kageyama, intitulado Desenvolvimento Rural: conceitos e aplicação ao caso brasileiro, o livro de John Wilkinson sobre Mercados, redes e valores: o novo mundo da agricultura familiar e a obra coletiva organizada por Delma Pesanha Neves intitulada Desenvolvimento Social e mediadores políticos.

No que se refere aos temas, o II Colóquio pretende discutir o desenvolvimento rural e o lugar da agricultura familiar a partir do pressuposto de que existem em andamento um conjunto de inovações sociais, técnicas e produtivas que expressam novas práticas e formas de agir dos agricultores, que podem estar indicando caminhos e perspectivas para a reformulação do atual modelo dominante de fazer agricultura e produzir alimentos.

Mas o Colóquio também abrigará discussões sobre as formas de ação do Estado, buscando analisar em que medida os atuais modos de intervenção, expressas em um diversificados portofólio de políticas públicas, estão conectados com as expectativas dos agricultores e das populações rurais e sendo efetivas e eficazes em relação aos resultados a que se propõem alcançar.

O evento terá abrangência nacional, que será conferida pela participação de pesquisadores e estudiosos de Universidades e centros de pesquisa de várias regiões do Brasil, e internacional, que deverá ser dada por meio da participação de membros da cooperação CAPES-WAGENINGEN, da Holanda, e pela presença de pesquisadores de Universidades e programas de pós-graduação da recém criada Rede de Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural do Cone-Sul – REDESUR.

O público que o II Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural almeja atingir são, prioritariamente, pesquisadores e alunos de pós-graduação (mestrados e doutorados), assim como alunos de graduação, interessados nos temas rurais e agrários do Brasil. Não obstante, o evento estará aberto à participação de técnicos, integrantes de órgãos governamentais regionais e nacionais, membros de organizações não-governamentais e representantes de instituições e organizações de representação da sociedade civil.

A programação do II Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural contempla a realização de uma conferência de abertura, três painéis de debate, cinco oficinas de trabalhos temáticos, uma mesa redonda de síntese dos conteúdos discutidos nas oficinas e um painel coletivo de encerramento com a participação de membros da academia, do Estado e de organizações da sociedade civil.