Fonte: AGECOM

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) promove até quinta-feira (11), a 3ª Reunião do Diálogo Sistema Sema/Sociedade Civil, no auditório do Deama, em Mont Serrat. O encontro reúne órgãos de governo e representações da sociedade, como as organizações não governamentais, e destina-se a debater os programas, planos e projetos de desenvolvimento do governo estadual.

Os secretários Juliano Matos, do Meio Ambiente, e Ronald Lobato, do Planejamento, abriram a reunião, nesta terça-feira (9). Matos enfatizou a busca de uma qualidade no relacionamento entre o sistema de meio ambiente e a sociedade civil, para “juntos buscarmos o desenvolvimento com sustentatibilidade”.

Lobato apresentou o Mapa Estratégico da Bahia e disse que a sua elaboração baseou-se numa concepção ideológica, em que a construção de um novo modelo de desenvolvimento deve priorizar a transformação da sociedade. Para ele, diálogos como esse, demonstram a mudança no relacionamento do governo com a sociedade, baseada nos princípios da ética, transparência, controle social, democracia com participação e diálogo social.

Ele explicou ainda que o Mapa define a visão de futuro pretendida e que em todos os elementos necessários para alcançar as metas – a exemplo dos Macro Objetivos, os Eixos de Desenvolvimento, as Diretrizes Estratégicas e as Bases do Desenvolvimento – está presente o princípio da sustentatibilidade do meio ambiente, ao lado de outros vetores como inovação tecnológica, inclusão social, empreendedorismo, economia solidária e qualificação dos recursos humanos, entre outros.

Ronald Lobato citou também alguns dos macro objetivos que a sociedade civil poderá vislumbrar até 2011- crescimento dos pequenos empreendimentos, emprego e distribuição de renda, equilíbrio social de gênero étnico e racial, fortalecimento das identidades culturais, equilíbrio sócio-territorial e qualidade de vida, sendo esse o pilar do Governo do Estado, que prioriza Saúde e Educação.

O presidente do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Renato Cunha, pregou a necessidade da movimentação de todos os setores do governo e interação com a sociedade para a questão ambiental ter sua devida importância.