Fonte: MDA
Com o objetivo de ampliar a visibilidade das experiências em inovação sociotécnica existentes no Brasil, o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), inaugura o Fórum de Difusão Científica sobre Tecnologia Social. A chamada de trabalhos para a composição do Fórum está aberta e as inscrições podem ser feitas até 30 de setembro, no sítio MDA.
O Fórum será virtual, permitindo a constituição de ampla rede de participantes. A ferramenta será composta por estudos, relatos e experiências de pesquisadores, gestores, técnicos e assessores populares. O objetivo do NEAD é organizar um sistema de gestão e difusão de conhecimento, em assentamentos e nos Territórios da Cidadania, sobre inovação e tecnologia social na agricultura familiar.
Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão científica, que habilitará as propostas para a fase seguinte, até a realização do Fórum, prevista para o primeiro semestre de 2009 (confira cronograma nos portais MDA e NEAD). Etapas Os trabalhos recebidos passarão por duas fases de habilitação. Na primeira, serão aceitos resumos de artigos e relatórios de experiências, com até duas páginas. Os trabalhos habilitados pela comissão científica, nessa fase, deverão ser apresentados integralmente em 30 dias após a publicação do resultado.
Os relatos e descrições de casos e experiências sobre tecnologia social em cooperativas, associações, e aliadas à economia solidária, deverão contribuir para aplicação sustentável da produtividade relacionada aos seguintes eixos: moradia rural e biossistemas; reciclagem de esgoto humano e animal; agroecologia; aprendizagem e capacitação de redes sociais da agricultura familiar, assentamentos e Territórios da Cidadania; difusão de metodologias de envolvimento pedagógico dos sujeitos no campo; e processamento, artesanato coletivo e economia solidária.
Ao final do processo, além do catálogo de pesquisas que será disponibilizado no fórum virtual, a expectativa é fortalecer as tecnologias sociais afins às políticas do MDA, além de fomentar o debate sobre inovações geradas pelos sujeitos do campo, e criar mecanismos para o aperfeiçoamento de inovações sociotécnicas envolvidas na Lei de Inovação Brasileira.
Detalhes sobre a constituição da rede temática como: quem pode inscrever trabalhos; estrutura e dinâmica dos projetos; critérios de qualificação e cronograma, podem ser conhecidos no portais do MDA e NEAD (em Tecnologias Sociais).
__