Fonte: Relato de Adriana Bezerra*
No último dia 12 de agosto, ocorreu reunião do Forum de Cooperativismo Popular, o Fórum de Economia Solidária do estado do Rio de Janeiro. Tivemos uma longa pauta,e quanto à consulta da Coordenação Executiva seguem nossas resoluções. O Rio de Janeiro compreende que o melhor é adiar a data da VIII Reunião da Coordenação Nacional para novembro deste ano. Por um lado a Coordenação Nacional terá um panorama do resultado das eleições a nível nacional, o que pode contribuir para o desenvolvimento do plano de ação para o Fórum Brasileiro. Por outro lado, os Fóruns Locais e Regionais e os Fóruns Estaduais terão mais tempo para concluir os debates pendentes da IV plenária e desenvolverem seus planos de ação, o que também contribuirá para uma maior qualidade na elaboração do plano de ação a nível nacional.
O Fórum de Cooperativismo Popular do RJ irá se mobilizar para conseguir os recursos necessários para o transporte de seus representantes para a reunião da Coordenação Nacional em Brasília. Não podemos garantir a princípio 100%, mas vamos fazer todo o possível para conseguí-lo.
Confirmando-se o adiamento da reunião da Coordenação Nacional, iremos realizar nosso encontro estadual de entre os dias 07 e 09 de novembro, o que nos permitirá também ter um panorama do resultado das eleições a nível estadual. Entre agosto e outubro serão realizados os encontros nos fóruns locais.
Outro ponto discutido na reunião:
1) Encaminhamentos quanto as dinâmicas geradas a partir do Encontro Nacional de Comercialização Solidária:
Aconteceu em Sta Maria, antes da FEICOOP, o Encontro Nacional de comercialização solidária.
Está havendo uma mobilização nacional para participação da sociedade civil organizada na elaboração de políticas públicas de comercialização a serem levadas pelo Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA) e pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/M.T.E).
Estão na agenda encontros regionais (o da região sudeste será em setembro em Belo Horizonte), estaduais e um encontro nacional. Devemos aproveitar este momento para também nos mobilizarmos enquanto movimento social, trazer a tona o que já fazemos neste campo e propor mecanismos públicos que fortaleçam as experiências que já existem e as propostas que elaboramos durante o processo de preparação e realização da IV plenária.
O Rio de Janeiro tem no estado diferentes experiências de comercialização desenvolvidas por seus fóruns locais como em Mesquita, Nova Iguaçu, Caxias e Teresópolis por exemplo.
A comissão do FCP para este processo de mobilização é: Ivanir (zona norte/sul), Rogério (Nova Iguaçu), Rita (zona oeste irá definir alguém) e Mesquita (tb a ser definido pelo fórum local). Estão responsáveis por esta mobilização a partir do encontro nacional Miriam (Rede ecológica), Rose (FACES), Adriana (CEDAC) e Eugênia (IBASE).