Fonte: Agência Adital (www.adital.com.br)

A alta dos preços dos alimentos pode gerar oportunidades para pequenos produtores rurais da América Latina. O Concurso 2008 do Fundo Mink’a de Chorlaví vai repassar recursos para projetos inovadores na área rural da região, beneficiando cerca de 12 projetos com aproximadamente US$ 175 mil. O concurso de 2007 abrangeu o tema “A migração internacional e o desenvolvimento de territórios rurais pobres na América Latina e no Caribe”.

As inscrições do concurso “Alta de preços agrícolas: Uma oportunidade para os pequenos produtores rurais?”, realizado pelo Grupo Chorlaví, terminam no dia 30 de setembro. Neste ano, o concurso será feito em duas etapas: seleção de perfis de projetos e seleção de projetos finais de sistematização. Serão aplicados os seguintes conceitos definidos no documento de convocação: alta de preços agrícolas, pequenos produtores, oportunidades e sistematização.

Entre as características que os projetos devem apresentar, encontram-se: experiências de pequenos produtores dedicados a itens tradicionais que foram afetados pela alta de preços; processos nos quais os pequenos produtores estabelecem novas ou melhores formas organizativas para conseguir uma maior visibilidade de sua produção na sociedade e nos mercados; experiências que não dependam exclusivamente de agentes da cooperação ou de investidores externos e que, portanto, suas decisões centrais sejam tomadas nos mecanismos internos das associações.

O Grupo Chorlaví, sediado no Chile, é uma rede interativa que procura estimular e facilitar processos descentralizados de aprendizagem social, orientados a enriquecer a qualidade e potencializar as iniciativas transformadoras das sociedades rurais da América Latina e do Caribe. O grupo se baseia em Projetos de Aprendizagem Social, que constituem um conjunto de atividades de sistematização, reflexão crítica, diálogo, comunicação e documentação, entre outras.

O regulamento, assim como outras informações de interesse, se encontram disponíveis no site: www.grupochorlavi.org

As matérias sobre Segurança Alimentar são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.