Fonte: Projeto Esperança Cooesperança*
Ao som da música “Que país é esse?”, o 3° Levante da Juventude, que integrou a programação da Feira da Economia Solidária (Santa Maria, RS), realizou a mística de abertura da atividade. O ato ocorreu na manhã de sexta (11), no lonão montado ao lado do ginásio de esportes do Colégio Estadual Irmão José Otão, na Rua Heitor Campos. A atividade contou com a presença do Prefeito Valdeci Oliveira e integrantes do movimento juvenil.
O Levante da Juventude é um grupo que busca discutir o papel do jovem nos movimentos sociais. Em Santa Maria, pela terceira vez, o grupo montou um acampamento no ginásio do Colégio Irmão José Otão. No espaço foram promovidos debates e atividades culturais. O Levante da Juventude não tem hierarquia, pois está organizado em coletivas, espécie de semi-grupos onde cada integrante é responsável por alguma atividade.
Segundo a coletiva de comunicação, o Levante da juventude uniu esse ano 250 jovens. Eles vêm de todas as regiões do Rio Grande do Sul e integram algum movimento social. Em sua terceira edição, o grupo reuniu representantes de 12 movimentos sociais. A integrante do Levante da Juventude, Gilciane Neves, veio de Porto Alegre, ela explica que nas discussões do grupo o jovem é sempre o protagonista. “Queremos formar jovens atuantes e que lutem por uma sociedade melhor e igualitária”, explia Gilciane. Para fazer parte do Levante da Juventude é preciso ter mais de 14 anos e não há uma idade limite para participar do grupo.
Durante o ato de abertura o Prefeito saudou o grupo e desejou boas vindas a todos. Ele disse que as ações do levante são uma alternativa para construção de um mundo mais justo. “Parabenizo todos pela proposta que aqui é apresentada. Esse espaço de discussão nos permite buscar meios de desenvolver a economia sem causar nehuma forma de prejuízo”, declarou Valdeci. No final da atividade o Bispo Dom Hélio Rubert deixou uma mensagem de paz e desejou desejou boas vindas aos visitantes.