Fonte: Secretaria Executiva do FBES
Começou ontem, 09 de julho, na cidade de Santa Maria, RS, o Seminário Nacional sobre Comercialização Solidária. O evento é organizado pelo FBES, FACES, ECOJUS, SDT/MDA, SENAES/MTE, UNICAFES e UNISOL. Um dos objetivos do encontro é desencadear o processo preparatório para a realização de Seminários Regionais, Estaduais e por último, durante o Fórum Social Mundial (Belém, 2009) a realização do Seminário Nacional sobre Comercialização Solidária. O encontro possibilitará a ampliação de atores e atrizes no envolvimento e condução dos processos de discussão nos estados e regiões a fim de se contribuir na mobilização e organização dos seminários agendados. O encontro também se propõe a compreender e articular o debate em torno da integração das políticas de fomento a comercialização solidária, como o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SBCJS) e os Sistemas Estaduais de Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária (SECAFES).
O evento reúne aproximadamente 70 pessoas, representantes de experiências de comercialização solidária no Brasil, dentre empreendimentos, entidades, articulações, como o FACES e a ECOJUS, representações de empreendimentos, como a UNICAFES e UNISOL. Representações dos Ministérios que desenvolvem políticas em torno da temática de comercialização, como o MDA, MDS e MTE também estão presentes no seminário.
No primeiro dia do seminário, foi apresentado aos participantes os principais objetivos diretrizes que orientam o processo de integração e formação para a comercialização solidária: SNCJS, SECAFES e Bases de Serviços. No Painel Potencialidades e Desafios da Economia Solidária no Brasil, Roberto Marinho (SENAES) apresentou os dados que compõe novo Atlas da Economia Solidária no Brasil, resultado do mapeamento feito no país até o ano de 2007. Após exposição, Niro da UNISOL e José Paulo da UNICAFES problematizaram e realizaram comentários sobre os novo cenário da economia solidária no Brasil a partir dos novos dados trazidos pelo mapeamento.
A Coordenação Executiva do FBES está presente no encontro contribuindo nas discussões e metodologia do seminário. O FBES permanece em Santa Maria para a 15a Feira Estadual do Cooperativismo, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de julho.