Fonte: Edson Leonardo Pilatt (edsonpilatti2000@yahoo.com.br)
O Secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer e o líder do MST, João Pedro Stédile, se encontraram na quarta-feira, às 18 horas, na Cooperativa Vitória (Copavi), assentamento do MST, em Paranacity/PR, conhecido como modelo de economia solidária e produção coletiva, na região.
Com muitos anos dedicados a economia solidária e há cinco no Governo, ele conhece diversas experiências do Brasil e em outros países, mas esta foi a primeira vez que visitou um assentamento dos Sem Terra. “Estou muito impressionado com o que estou vendo, este é um modelo, mas não é o único, mas o mais importante é que os princípios tem que ser os mesmos, garantindo há mais completa igualdade entre todos, que seja autogestionária e a democracia funcione,” revelou o economista e professor Paul Singer.
João Pedro Stédile, ressaltou que o importante é ter objetivos comuns e saber o que não dá certo e conhecer as alternativas. “Este conceito da Economia Solidária é importante para que todos busquem nas diferentes relações formas para construir uma sociedadae mais justas e vocês estão dando um exemplo, para todos”, observou Stédile.
Durante a visita eles conheceram as diferentes formas de produção do assentamento que existe há 15 anos na Região. O Prefeito Mario Yanamoto relatou o sofrimento dos Sem Terra quando chegaram ao local. “No início não conhecíamos o MST e tínhamos aquela visão de baderneiros, depois que passamos a conviver com eles na vida real percebemos que é um movimento social muito importante e que faz justiça social com os trabalhadores. Temos satisfação nesta parceria que vem dando certo. Nossa cidade que nem aparece no mapa é visitada por várias missões interancionais e o pessoal fica impressionado. Vamos caminhar juntos e desta maneeira conseguiremos avançar cada vez mais”.
O presidente da Cooperativa Jaques Pellenz mostrou todas as dependências do assentamento e mostrou as reformas e melhorias que fizeram no local e disse que depois que eles conseguiram construir casas boas para morarem a vida melhorou. Ele lembrou dos outros militantes do movimento que vivem em lonas e observou que o resultado de todo este esforço coletivo tem a participação das parcerias com o Município, o Estado, Governo Federal e instituições. “Isto tudo é o resultaodd esta energia somada”, concluiu O líder dos Sem Terra João Pedro Stédile, além de conhecer a Copavi pela parte da manhã visitou a escola Miltom Santos em Maringá, onde participou de uma mística dos alunos da escola e proferiu algumas palavras para os alunos e militantes do Movimento.
Na chegada em Londrina, às 14 horas, o professor Paul Singer almoçou com o prefeito Nedson Micheleti e conversaram sobre o Programa Municipal de Economia Solidária, implantado em 2005, quando Singer visitou a cidade pela última vez.