Fonte: www.versocoop.org

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Autogestão Cooperativa (lato sensu). A iniciativa é da VERSO Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Consultoria em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e com a Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES). A UNISOL BRASIL também apóia a iniciativa.

O curso destina-se, preferencialmente, a gestores e sócios-trabalhadores de empresas autogeridas, a técnicos, assessores e dirigentes de instituições do movimento da Economia Solidária e a pesquisadores da área ou estudiosos interessados no tema. Entretanto, também aceitará inscrições de quaisquer profissionais interessados no tema.

O curso visa possibilitar uma qualificação consistente em Autogestão Cooperativa reunindo um conjunto de profissionais, conhecimentos e experiências advindos das áreas de economia, administração, contabilidade, direito, sociologia, psicologia e engenharia de produção. Ademais, discutir as dificuldades e ambigüidades presentes no cotidiano da autogestão sob a forma de apresentação de casos e exemplos concretos ocorridos em diversas cooperativas autogeridas.

O curso conta com 30 vagas e será realizado no campus Liberdade, aos sábados, das 8h30 às 16h, com duração de 18 meses. O início das aulas será em 02 de agosto de 2008,

Outras informações importantes

Corpo Docente:

* Alberto Paschoal Trez

* André Ricardo de Souza

* Arlete Candido Monteiro Vieira

* Bernardo Parodi Svartman

* Egeu Gómez Esteves

* Marcelo José Ladeira Mauad

* Reginaldo Sales Magalhães

* Sandra Rufino Santos

* Sérgio Finger

* Willian Toshio Higa

Disciplinas:

* Autogestão, cooperativismo e economia solidária

* Autogestão, desafios e possibilidades

* Direito cooperativo

* Gestão de cooperativas

* Contabilidade para cooperativas

* Gestão socioambiental de empresas e cooperativas

* Gestão da produção e da qualidade

* Tecnologia e Economia Solidária

* Trabalho e saúde

* Metodologia de investigação científica

Justificativa:

As empresas solidárias bem sucedidas se apóiam em formas de gestão compatíveis com a eficiência e com a competência necessárias para a viabilidade econômica e para a democracia, fundamentalmente no que diz respeito à participação efetiva e transparente dos trabalhadores nos processos decisórios. O principal desafio dessas empresas está em desenvolver mecanismos de gestão que, a um só tempo, reforcem a competência e a eficiência do empreendimento e permitam que os trabalhadores que o compõem participem efetivamente nos rumos e na organização do negócio. Tudo isso de forma estratégica, aliando as expectativas pessoais às coletivas como forma de aumentar o comprometimento recíproco e sem cair num democratismo que possa engessar os processos decisórios e diminuir a eficiência do empreendimento.

Objetivos Gerais:

Uma das principais características de uma cooperativa autogestionária é o fato de não existir uma separação, no empreendimento, entre sócios-proprietários de um lado e trabalhadores-empregados de outro. Todos são sócio-trabalhadores. Ainda assim, a cooperativa possui um órgão de Administração, eleito pelos sócios, para coordenar as atividades cotidianas. Como os coordenadores podem exercer plenamente suas atribuições sem que o grupo perca o caráter democrático de sua organização do trabalho? O curso visa abordar as possibilidades e as dificuldades da autogestão cooperativa, visando equacionar nos empreendimentos cooperativos o desafio de adquirir e utilizar os conhecimentos profissionais necessários para alavancar o empreendimento sem perder sua natureza autogestionária de funcionamento.

Objetivos Específicos:

Apresentar e discutir os conhecimentos e ferramentas necessárias para que os gestores, membros ou não do conselho de administração, possam realizar suas atividades de forma a maximizar os potenciais da cooperativa. Neste intuito, serão abordadas as relações entre o conselho e questões ligadas ao direito, contabilidade, tributação, tecnologias, liderança, entre outros temas. Além disso, irá discutir as dificuldades e ambigüidades presentes no cotidiano da autogestão sob a forma de apresentação de casos e exemplos concretos ocorridos em diversas cooperativas autogestionárias.

Metodologia:

O curso se desenvolve com aulas teórico-expositivas, privilegiando a abordagem multidisciplinar dos temas. Em todas as disciplinas são reaizadas atividades práticas em laboratório e em campo e quando não possível análise de casos para ilustrar os temas em estudo.

Parceiros:

* VERSO Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Consultoria:

– Iniciativa e administração do curso (contratação dos professores e demais envolvidos etc).

* UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul:

– Coordenação acadêmica, diplomação e infra-estrutura do curso (salas de aula, laboratórios, biblioteca, sistema de e-learning e equipamentos audiovisuais).

* ABPES – Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária

– Indicação do corpo docente do curso.

* UNISOL BRASIL – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários

– Divulgação do curso aos sócios-trabalhadores das cooperativas autogeridas filiadas.