Fonte: Eliel Freitas Jr (elielfj@yahoo.com.br)
No dia 28 de abril (hoje), às 14 h, na sede do Projeto Cooperar, em João Pessoa, estarão reunidos representantes dos apicultores de diversas regiões do estado. O objetivo deste encontro é coletar informações das Associações e Cooperativas sobre a disponibilidade concreta do mel de abelha e da castanha para exportação a curto prazo.
Além dos pequenos produtores e dos técnicos da coordenação estadual do Projeto Cooperar, estarão presentes os representantes do Banco Mundial Raimundo Caminha e Rebeca Simões, bem como dois especialistas em mercado e micro-finanças, Eduardo Terrago e Fernando Cetrulo, do INSTRODI – Instituto Strohalm de Desenvolvimento Integral, uma organização da sociedade civil de interesse público, com sede em Porto Alegre, que atua na implementação de projetos inovadores no campo do desenvolvimento local, em parceria com a Fundação Holandesa Stichting Aktie STROalme.
Segundo a coordenadora estadual do Cooperar, Sônia Germano, esta é uma articulação de venda casada dos dois produtos primários – mel de abelha e castanha – para o mercado externo, sendo importante assegurar a produção ao longo de todo o ano. Foram convidados para a reunião tanto as associações e cooperativas que já foram beneficiadas com subprojetos do Cooperar, como também pequenos produtores de outras áreas, pois a ação visa gerar ocupação e renda em pequenas comunidades rurais, através da colocação dos produtos no mercado consumidor.
Também vão participar desta reunião representantes da Emater/Pb, do Sebrae/Pb e do Fórum Estadual de Desenvolvimento da Agricultura. Está programada uma outra reunião em Recife, de caráter regional, envolvendo apicultores da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e da Bahia.