Fonte: Paulo Henrique de Morais (paulosolidario@yahoo.com.br)

“Como enfrentar a violência gerando desenvolvimento e inclusão social” é o tema do painel a ser realizado nesta quinta-feira (14), em Porto Alegre (RS), com a participação do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, e do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosseto. O evento é promovido pela Ong Guayí e ocorre a partir das 19 horas, na sede do Sindicato dos Bancários (General Câmara, 424).

Na ocasião, será apresentada a experiência desenvolvida pelo Grupo de Costura Liberdade, formado por encarceradas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, na capital gaúcha. O funcionamento do grupo é apoiado pela Guayí, como parte da Rede Industrial de Confecção Solidária (Rics), e pelo Projeto Brasil Local, coordenado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério e Emprego (Senaes/MTE). “A finalidade é construir uma alternativa para reintegrar essas mulheres ao mercado de trabalho”, explica o diretor de fomento da Senaes, Dione Manetti, que participa do debate.

De acordo com Manetti, antes de iniciar as atividades, as integrantes do Grupo Liberdade passaram por estágio de capacitação profissional, quando aprenderam a costurar e foram orientadas sobre princípios da economia solidária, como a participação popular, o consumo sustentável, o respeito ao meio ambiente e a justa distribuição dos lucros. Atualmente, oito apenadas produzem 4,4 mil peças por mês. As roupas são encomendadas pelo Grupo Hospitalar Conceição, parceiro da iniciativa.

Segundo o diretor, o objetivo é estender a ação para as apenadas que passam do regime fechado para os regimes semi-aberto, aberto e condicional. “A experiência da Rics em Porto Alegre deve servir de modelo, pois demonstra que a economia solidária pode produzir em escala, atendendo demandas do setor público em diferentes áreas, além de ser um potente instrumento de inclusão social e enfrentamento da violência”, avalia.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Fernanda Barreto fernanda@fubra.unb.br (61) 9965.1219