Fonte: plenaria2008@fbes.org.br

Dias 07 e 08 de dezembro de 2007 aconteceu a plenária do Território Bico do Papagaio. A preparaçao para a plenária estadual que acontecerá em Palmas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2008 foi muito ativa e os empreendimentos cada vez mais empolgados com a Economia Solidária.

A plenária do Bico como as outras também mostrou claramente o quanto os empreendimentos têm muito ainda que andar para acompanhar o que nós militantes e intelectuais já construimos. Agora a pratica já está realmente chegando onde ainda, muitos, nem sequer sabiam direito do que se tratava.

hegou o momento de realmente do teste de tudo aquilo que defendemos. A prática e se realmente o que dizemos corresponde ao exemplo que demonstramos. Caso contrário, ou seja a falta de prática e de resultados, poderá nos dificultar.

Ficou claro de que a consciëncia para o consumo é vital. Se o consumidor aderir ao movimento pelo seu ato politico de consumir, haverá demanda e teremos para quem realmente vender.

No final dos trabalhos, os empreendimentos, as assessorias, e poder público assinaram ata de constituiçao do Fórum Regional de Economia Solidária do Território Bico do Pagaia e com muita empolgaçao do pessoal, em especial a Osmarina da COAF Bico que tem sede em Esperantina. Tem haver com esperan;a mesmo e cabe ao coletivo dar vida, continuidade para atender todo o Território (do Consad também) que engloba 25 munícipios.

O Bico continua fazendo história. Já foi palco da Resistëncia do Araguaia (os outros o denominam Guerrilha do Araguaia) a história de luta pela terra que tem sua expressão, entre outros, o padre Josimo. E a luta pela vida, que engloba tudo, na expressáo de dona Raimunda, a quebradeira (de coco) de Sao miguel.

Agora é consolidar mais ainda a história com a Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento.

Por José Celso Carbonar – Articulador Ponte para o processo Rumo à IV Plenária Nacional.