Fonte: www.adital.com.br

São José dos Ausentes. Nessa cidadezinha gaúcha de pouco mais de 3 mil habitantes, há três meses, uma Rede de Colaboração Solidária implementada pelo Instituto Arca Verde vem fortalecendo a economia sustentável local. A criação da Rede foi resultado do “Treinamento para a Vida Sustentável”, realizado pelo instituto no último mês de junho e tem o objetivo de conectar os talentos daqueles que possuem laços de empatia com os objetivos da Arca Verde e com a proposta de uma vida sustentável.

Através de um banco solidário, o Ecobanco, a Rede permite que os participantes cadastrados no projeto possam comercializar seus produtos e serviços, utilizando como moeda de troca a “Verdinha”. O lastro da Verdinha, ou seja, a possibilidade de trocá-la por algo de interesse dos usuários, é garantido pela Arca na forma de produtos e serviços ou, em último caso, em Reais.

A moeda, adquirida no Ecobanco da Arca Verde pelo câmbio do Real, pode ser utilizada para a compra de produtos e serviços ofertados, tanto em feiras solidárias promovidas pela instituição, como no site da Arca Verde, onde os participantes cadastrados podem fazer uma espécie de classificados virtual para vender suas produções.

O diferencial desse tipo de comércio é que cada produtor ou prestador de serviço dá o preço que acha justo para a o seu produto, garantindo a prática do preço justo, um dos princípios da economia solidária. “É uma oportunidade para corrigir as distorções que existem no mercado formal. É aí que as leis econômicas funcionam na sua forma pura”, afirma Bruna Barella, integrante da equipe do Instituto Arca Verde.

A comercialização dos produtos é diversificada e oferece oportunidade para todos os gostos. No espaço virtual criado para a divulgação dos produtos e serviços pode ser encontrado desde produtos como pães, doces, roupas, até cursos de informática e serviço de tradução.

Bruna conta que a procura de pessoas fora do Estado também tem sido grande, o que, apesar de dificultar a transação, não impede que o interessado faça parte da Rede. Ela diz, no entanto, que a idéia é fortalecer as redes solidárias em outros locais. “A gente incentiva as pessoas a montar suas próprias redes solidárias de forma local”, explica.

Para participar da Rede, os interessados devem enviar um e-mail para institutoarcaverde@yahoo.com.br com seu endereço completo, telefones, ofertas de produtos, serviços ou saberes e demandas de necessidades que gostaria de encontrar na rede.