Fonte: www.adital.com.br

“Receba nosso agradecimento pela clarividência da CNBB na decisão de realizar a Campanha da Fraternidade Ecumênica em 2010”. Com estas palavras, o presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), pastor Carlos Möller, recebeu do presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, a comunicação de que a Assembléia dos Bispos aprovou, em maio, o pedido de mais uma Campanha da Fraternidade Ecumênica em 2010. Será a terceira vez que a Campanha se realizará em conjunto com outras Igrejas. A primeira foi em 2000 e a segunda em 2005.

A comunicação foi feita durante a visita da Presidência da CNBB ao Conic, na tarde desta segunda-feira, 20. Na ocasião, dom Geraldo Lyrio Rocha entregou ao pastor Möller o livro com os discursos que o Papa Bento XVI fez no Brasil durante sua viagem ao país em maio.

Num clima descontraído e de muita liberdade, os religiosos abordaram outras questões ligadas à atuação da CNBB e do Conic que, neste ano, comemora 25 anos. Ambas as instituições demonstraram a preocupação e o desejo de ampliar o diálogo com as Igrejas Pentecostais. Recordaram que há lideres de algumas dessas Igrejas que já mantêm contato com o Conic.

Segundo informou o secretário executivo do Conic, reverendo Luiz Alberto, está sendo preparada, também, uma Declaração por meio da qual as Igrejas-membro do Conselho reconhecerão, conjuntamente, o batismo ministrado validamente nas Igrejas cristãs. Isto significa que quem já foi batizado não será rebatizado nas Igrejas-membro do Conic. Essa já é a prática de algumas Igrejas, como por exemplo, a Católica, Anglicana e Luterana.

O Presidente do Conic lembrou, ainda, a comemoração dos 25 anos da entidade da qual a CNBB é co-fundadora. Para celebrar a data será realizado, de 15 a 17 de setembro, o Seminário Ecumenismo e Missão – Para que todos sejam um. O Seminário será precedido por uma reunião dos presidentes das seis Igrejas-membro do Conic. Nessa reunião, os religiosos deverão discutir a formação ecumênica dos candidatos ao ministério ordenado de cada Igreja, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010.