Fonte: www.agorams.com.br

Pelo menos 600 pessoas lotaram, ontem à noite, o Teatro Municipal de Dourados para a abertura do 1° Seminário Ético e Solidário – Estratégia de desenvolvimento local. O seminário, que tem o objetivo de sensibilizar a comunidade douradense para a prática do consumo ético e solidário como estratégia para a geração de trabalho, renda e desenvolvimento local, garantindo a preservação dos ecossistemas.

Quem compareceu a abertura do evento ontem pode assistir a palestra com João Joaquim de Melo Neto, diretor do Bando Palmas, de Fortaleza (CE), que discorreu sobre a prática de economia e consumo solidário para o desenvolvimento local sustentável.

Hoje, a partir das 14h, na unidade I da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) acontecem as oficinas “Consumo ético e solidário – troca com moeda social” e “Rede de Economia Solidária: como funciona?”, com a coordenadora do Banco Pirê, de Dourados, Lenita Grippa.

A programação do seminário prevê, ainda, teatro: Santo de casa também faz milagre e a palestra ‘Economia Solidária em Dourados – trabalho, renda, cidadania e desenvolvimento sustentável’. Antes do encerramento haverá debate e encaminhamento de propostas. Todos os participantes receberão certificados. O encerramento do evento acontece hoje, a partir das 19h, no teatro municipal.

Segundo tenente Pedro, o grande interesse da sociedade em discutir a economia solidária e a geração de trabalho e renda em comunidades carentes já é uma demonstração do sucesso do seminário. “Pessoas dos mais variados segmentos mostraram interesse pelo tema e lotaram o teatro municipal na abertura do seminário. Isto mostra que a economia solidária já é vista pela sociedade como um grande projeto de geração de trabalho e renda e de inclusão social”, disse o vereador.