Fonte: www.presidencia.gov.br

De 3 a 6 de julho, será realizada a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Fortaleza, Ceará. O evento, que tem como tema “Por um desenvolvimento sustentável com soberania e segurança alimentar e nutricional”, contará com a presença de cerca de dois mil participantes, entre especialistas, representantes de governos, entidades, conselhos e organizações da sociedade civil, além de convidados da Itália, Bolívia, Uruguai, Palestina, Índia, Argentina, México, Angola, Peru, Portugal, Nicarágua e Espanha.

Organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a conferência tem como objetivo a construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que integrará as ações das três esferas de governo e da sociedade civil para assegurar, de forma sustentável, o direito humano à alimentação adequada para toda a população brasileira.

Durante o evento, serão avaliadas as ações e políticas públicas de erradicação da fome e da pobreza e apresentadas experiências e projetos de sucesso no Brasil e no exterior. Também serão debatidos programas como o Fome Zero, Bolsa-Família, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de temas como reforma agrária, agricultura familiar, agronegócio, alimentos transgênicos e transposição do Rio São Francisco.

A Conferência Nacional é a etapa final de um processo que envolveu municípios e estados, com a realização de conferências municipais, sub-regionais e estaduais. Ao final dos quatro dias de evento será produzido um documento contendo propostas para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será encaminhado às autoridades governamentais.