Fonte: imprensa@instrodi.org

Lançado no dia 13 de junho pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o programa Porto Alegre Microcrédito foi destaque no VI Seminário Banco Central sobre Microfinanças que ocorreu entre os dias 14 e 15 de junho, no Hotel Plaza São Rafael.

O Coordenador técnico do projeto, Giulio Flores Braga apresentou durante o seminário o painel Microcrédito e Desenvolvimento – Trabalhando com as vocações locais. Braga explicou que o programa é uma ação de governança que consiste em proporcionar crédito aos micro e pequenos empreendedores de forma simplificada e ágil.

O InStroDI é parceiro do programa através de um convênio assinado em setembro de 2006 entre a Prefeitura, CaixaRS, Porto Sol, GarantiaRS, Sebrae-RS, Sesi-RS, Senai-RS, Conselho do Orçamento Participativo e Comissão Municipal de Emprego. “A parceria com o InStroDI é fantástica, pois o projeto está atuando na capital com 17 agentes de desenvolvimento locais, que foram capacitados através do Instituto, em conjunto com Sebrae-RS e CaixaRS”, relatou Braga.

Durante sua palestra Braga destacou que a iniciativa da governança é fomentar potencialidades locais, através da capacitação e sustentabilidade de micro e pequenos empreendedores, oportunizando geração de emprego e renda, promovendo o crescimento econômico e social da cidade. “Articular diversas forças massivas de crédito para tornar os agentes locais empreendedores é uma das intenções da prefeitura” afirma Braga.

O programa Porto Alegre Microcrédito destina-se a micro e pequenos empresários; prestadores de serviço; profissionais liberais; comércio em geral, restaurantes, padarias, minimercados, artesãos, costureiras, doceiras, pessoas que trabalham por conta própria ou ligadas à economia popular e solidária. É possível financiar veículos, obter capital de giro para compra de matéria-prima, mercadorias e estoque, efetuar reformas e construções no local de trabalho, adquirir ativos fixos como máquinas, equipamentos e ferramentas, trocar cheques de vendas, IPVA, IPTU e 13º salário. O financiamento pode ser de R$ 150 a R$ 15 mil, com prazo para pagamento de um a 36 meses e taxas de juros de 1,75% ao mês.