Fonte: caritace.eps@fortalnet.com.br

Nos últimos tempos tem se constituído nos movimentos e grupos populares, ONG’s e até mesmo em algumas gestões públicas municipais mais comprometidas, uma preocupação com a segurança alimentar, geração de renda e consumo ético e solidário. Nesta perspectiva, tem se fortalecido o desenvolvimento de experiências de Economia Popular Solidária (EPS) e agricultura familiar, estas, incentivadas desde o cultivo, em vista da sustentabilidade ambiental, econômica e social até a comercialização.

Neste sentido, a Feira Regional de EPS em Crateús(CE) está na sua 3ª edição, sendo que no ano passado contou com um número de 35 grupos produtores participantes, representando 13 dos municípios da região. Mais do que o processo de comercialização, a feira quer ser um evento onde os/as agricultores/as familiares e grupos comunitários possam apresentar e divulgar seus produtos, discutir uma proposta de comércio mais justo, bem como oferecer uma possibilidade de consumo sustentável, diferenciada da ótica capitalista.

A Feira acontecerá entre os dias 07 e 08 de junho de 2007 na cidade de Crateús, Ceará, e possui como objetivos: o fortalecimento da agricultura familiar dos municípios da região de Crateús(CE), numa perspectiva de economia popular e solidária; a troca de experiência entre os agentes produtivos, visando o aprimoramento do processo de produção e de comercialização e o resgate da cultura popular da região, através de apresentações de cunho cultural, simultaneamente à comercialização dos produtos.