Fonte: Adital

O Fórum vai aprofundar o tema da Romaria “Trabalho e Educação para uma Nova Sociedade”. Com assessoria do professor da UNIJUI Walter Frantz, os organizadores debaterão a importância da educação pública, a necessidade de escolas e universidades públicas com qualidade, nas quais a centralidade seja a formação de seres humanos comprometidos com as questões sociais. A valorização dos profissionais da educação e a responsabilidade do Estado com a Educação.

Para Clarice Dal Médico, da equipe de Coordenação da Pastoral Operária – RS e da 11ª Romaria “Aprofundar a educação articulada com o trabalho é uma forma que encontramos para firmar nosso compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras, todos têm direito à educação de qualidade e educação pública. Levar crianças dos camponeses para o centro das cidades é uma forma de incentivar o êxodo rural, as crianças devem estudar nas suas comunidades, os jovens têm que acessar a universidades pública em suas regiões, evitando a sua saída para grandes centros urbanos.” Dal Médico ainda destaca “Se o Estado cumprir com o seu dever e compromisso com a educação, evitaríamos problemas sociais, como, por exemplo, a violência, a degradação do meio ambiente, a desvalorização do ser humano e a concentração de pessoas em periferias urbanas, em fim, não haveria tanto desrespeito a vida.”

São esperados para o Fórum representantes das 17 Dioceses do Regional da CNBB-S 3, das Pastorais Sociais, dos Serviços e Setores da Igreja, das comunidades de base, dos Movimentos Sociais, do Movimento Sindical, do poder público e todos que se sentirem impulsionados pelo debate. O encontro vai aprofundar e definir conjuntamente os últimos encaminhamentos para a Romaria do dia 1º de maio. A 11ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora é uma promoção da Igreja do Rio Grande do Sul sob a responsabilidade da Pastoral Operária e da Diocese de Cruz Alta.

Contatos:

Clarice Dal Médico 051 9829 2453

Frei Orestes Serra 051 9999 0896

Maria Maas 055 3322 6920