Fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/economian/660191.html

Circula dia 07/01, encartado no O POVO, o fascículo inicial do curso Caminhos do Desenvolvimento Local. Ele apresenta os professores autores dos fascículos, os temas que serão abordados em cada um, além de um calendário das aulas presenciais, dos chats e data da prova final

Tem início dia 07/01, o curso Caminhos do Desenvolvimento Local, na modalidade a distância, realizado pela Fundação Demócrito Rocha, através da Universidade Aberta do Nordeste (Uane), quando circula, encartado no O POVO, o fascículo contendo a apresentação do curso e orientações gerais para os cursistas. As inscrições podem ser feitas no site (www.fdr.com.br/desenvolvimento) ou através de ficha de inscrição publicada na edição do Jornal O Povo.

Gratuito e aberto a toda sociedade civil, Caminhos do Desenvolvimento Local será composto por 13 fascículos – sendo 12 temáticos. “O curso visa despertar os participantes para o reconhecimento e mobilização dos recursos locais com vistas à construção do processo de desenvolvimento”, ressaltou a coordenadora do curso, Mônica Alves Amorim, professora de Economia da Universidade Federal do Ceará e doutoranda em Desenvolvimento Econômico e Política Industrial pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) .

Segundo Mônica, os temas abordados nos fascículos, tais como microfinanças, Arranjos Produtivos Locais (APLs), economia solidária, o novo mundo rural e organizações sociais, “certamente deverão animar os debates nas comunidades, estimulando a produção de matérias nos jornais comunitários, a expressão e o compartilhamento de idéias, potencializando, por fim, soluções ao empreendedorismo local.”

A cada três fascículos haverá uma aula presencial com a participação dos autores para que os cursistas possam tirar suas dúvidas diretamente com os professores, além de ser uma oportunidade para discutir temas correlatos aos abordados nos fascículos. Outro recurso pedagógico de interação com os docentes oferecido aos participantes é o chat, que ocorrerá sempre às quintas-feiras, às 18h, com uma hora de duração.

Alternativamente, o cursista que não puder comparecer às aulas, que não são obrigatórias, poderá assistir às vídeoaulas de 15 minutos de duração, disponível no site do curso na semana em que o fascículo circula. Por exemplo, no dia 15 de janeiro, quando circula o Fascículo 1, a vídeoaula já estará no site.

O fascículo que circula amanhã encartado no O POVO apresenta os professores autores dos fascículos, os temas que serão abordados em cada um, além de um calendário das aulas presenciais, dos chats e data da prova final.

SERVIÇO Curso Caminhos do Desenvolvimento Local Informações: 0800 280 2011 (de segunda a sexta, das 8h às 18h) Inscrições: www.fdr.com.br/desenvolvimento