Fonte: Jornal Pequeno, por Manoel Santos Neto
Jackson Lago disse que todas as secretarias são importantes, mas as prioridades do governo são educação, saúde, produção e segurança. “Esses são os quatro itens que a população exige como principais”, enfatizou o governador. No atual governo foram extintos 20 órgãos, incluindo as gerências regionais. A administração direta passa a ter 25 secretarias. Na estrutura do novo governo surgem quatro novas secretarias, a de Administração e Previdência Social (Seaps), do Turismo (Setur), do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e da Mulher (Semu).
Jackson prega gestão democrática ao empossar o novo secretariado
Governador convoca sua equipe para a grande tarefa de resgatar o MA da pobreza Ao empossar os novos secretários de Estado, o governador Jackson Lago conclamou sua equipe de governo, na manhã de ontem, a realizar um trabalho com a marca da gestão democrática e da participação popular. “O que pretendemos é um governo honrado, participativo, voltado para promover o benefício da população mais necessitada”, afirmou o governador, reafirmando o compromisso de campanha de resgatar o Maranhão da pobreza.
Durante a solenidade, realizada no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau, foram empossados 23 dos 30 secretários que integrarão o primeiro escalão do governo. Sete não assumiram seus cargos por estarem aguardando liberação de órgãos públicos. Eles assumirão nos próximos dias. A cerimônia lotou o auditório do Palácio Henrique de La Rocque.
“Começa agora a grande tarefa para a qual todos estão convocados: é o início do resgate da dívida social que nosso Estado tem para com a maioria de sua população”, ressaltou Jackson.
O governador disse estar seguro de que, além do trabalho articulado e conjunto de sua equipe de governo, poderá contar com a colaboração do Poder Judiciário e do Ministério Público. Dirigindo-se aos novos secretários, Jackson Lago frisou que deve haver a consciência de que é preciso governar para todos, o que só será possível se a equipe tiver sabedoria e paciência de ouvir e perceber que a participação popular é indispensável. “É com essa visão que juntos daremos respostas aos problemas da população. O governo só irá no caminho certo se tiver a participação das pessoas, não apenas ajudando, estimulando; mas, sobretudo cobrando e exigindo”, ressaltou o governador.
O secretário-chefe da Casa Civil, Aderson Lago, que falou em nome de todos os secretários empossados, também destacou a importância de governar com a participação popular. “O Maranhão não tem dono! Estamos vivendo essa nova realidade. O tom da nova administração é a priorização do cidadão como partícipe do governo, o resgate da imensa dívida social de 40 anos de atraso”, salientou.
Prioridades – Jackson Lago disse que todas as secretarias são importantes, mas as prioridades do governo são educação, saúde, produção e segurança. “Esses são os quatro itens que a população exige como principais”, enfatizou o governador. No atual governo foram extintos 20 órgãos, incluindo as gerências regionais. A administração direta passa a ter 25 secretarias. Na estrutura do novo governo surgem quatro novas secretarias, a de Administração e Previdência Social (Seaps), do Turismo (Setur), do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e da Mulher (Semu). Foram extintas as de Justiça e Cidadania e de Assuntos Estratégicos.
Secretários empossados
Chefe da Casa Civil: Aderson Lago
Secretário de Planejamento: Abdelaziz Santos
Secretaria de Agricultura: Domingos Paz
Secretário de Saúde: Edmundo Gomes
Secretário de Segurança Cidadã: Eurídice Vidigal
Secretário extraordinária do Desenvolvimento do Sul do Maranhão: Fernando Antunes
Chefe da Casa Militar: coronel Francisco Melo
Secretário extraordinário da Igualdade Racial: João Francisco dos Santos
Secretário de Turismo: João Martins Neto
Procurador geral do Estado: João Cláudio Pavão Santana
Secretário da Fazenda: José Azzolini
Secretário de Comunicação: José Raimundo Pinheiro Neto
Secretário de Indústria e Comércio: Júlio Noronha
Secretária da Mulher: Lourdes Leitão Nunes Rocha
Secretário de Educação: Lourenço Vieira da Silva
Secretaria de Desenvolvimento Social: Margareth Cutrim
Corregedora-geral: Néa Bello de Sá
Secretário de Infra-Estrutura: Ney Belo
Secretário de Meio Ambiente: Othelino Neto
Secretário de Ciência e Tecnologia: Othon Bastos
Secretário de Minas e Energia: Ricardo Ferro
Secretário de Direitos Humanos: Sálvio Dino de Castro e Costa Jr
Secretário da Juventude: Weverton Rocha
Secretários que aguardam liberação de órgãos para tomarem posse
Secretário de Cultura: Joãozinho Ribeiro
Secretário-Chefe de Gabinete: Luiz Pedro de Oliveira
Secretária de Administração e Previdência: Helena Castro
Secretário de Esportes: Mauro Bezerra
Secretária de Cidades e Desenvolvimento Regional: Telma Pinheiro
Secretário do Trabalho e Economia Solidária: Terezinha Fernandes
Secretário de Articulação Política: Wilson Carvalho