Nos dias 31 de março e 1o de abril foi realizado o Seminário Nacional do Sistema de Informações da Economia Solidária e a V Reunião do Grupo de Trabalho do Mapeamento e Banco de Dados da Economia Solidária. Participaram, além dos membros do GT, as coordenações técnicas estaduais do mapeamento.
No dia 1o de abril, foi realizada reunião com membros do GT de Mapeamento para discutir a seguinte pauta: a) Participação do GT no processo de capacitação das equipes estaduais do mapeamento (coordenadores/as e entrevistadores/as); b) Análise dos dados do mapeamento para publicação do Atlas da Economia Solidária no Brasil; c) Identificação e inclusão de variáveis/indicadores de economia solidária nas pesquisas do IBGE.
Com base nas discussões, foram definidos os seguintes encaminhamentos:
- Os integrantes do GT de Mapeamento participarão no processo de capacitação das equipes estaduais sob a coordenação da SENAES.
- Após a execução da Fase II será publicado o “Atlas da Economia Solidária no Brasil”. O objetivo é fazer uma primeira apresentação, um retrato da ES no Brasil para demonstrar sua relevância. A publicação conterá a descrição da metodologia do mapeamento, uma apresentação das informações regionalizada, tendo por roteiro o próprio formulário do mapeamento – SIES FASE II. O lançamento do Atlas deverá ocorrer em seminário nacional com a participação de representantes das equipes gestoras que participaram do processo.
- Para realizar este trabalho deverá ser constituída equipe técnica, com capacidade de elaboração e analise, compreensão do processo global do mapeamento e conhecimentos acumulados na economia solidária.
- Sobre a identificação e inclusão de variáveis/indicadores de interesse da economia solidária nas pesquisas do IBGE, a proposta é contratar uma consultoria (pessoa e ou instituição) para desenvolver uma proposta objetiva que será apresentada e analisada pelo GT.