Foi realizada nos dias 04 e 05 de abril deste ano a primeira reunião do recém-criado GT de Comercialização, Produção e Consumo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Os principais pontos discutidos foram:

  • Planejamento das ações do GT para 2005;
  • Definir a natureza e atribuições deste GT a partir dos acúmulos do FBES e dos fóruns estaduais;
  • As feiras estaduais que ocorrerão em todos os estados este ano (fazer uma primeira avaliação da rodada de feiras estaduais de economia solidária ocorridas em 2004);
  • Integração à campanha nacional pelo consumo consciente, que estará sendo planejada simultaneamente pelo GT de Comunicação do FBES;
  • Estratégias e natureza das “Centrais de Comercialização da Economia Solidária” a serem criadas este ano.

Resultados

Centrais de comercialização: O GT propôs à Senaes uma ação para consolidação de experiências de redes de cadeia em andamento e no fortalecimento das mesmas (aproveitar melhor), além de várias outras propostas que serão apresentadas e aprofundadas na reunião dos empreendimentos que acontece dia 21 de abril. Também foi bastante debatido os critérios para criação de Centrais de Comercialização.

Feiras: Importante que a Campanha Nacional da Economia Solidária fosse colada com as feiras, que fosse criada a cara da Economia solidária nas feiras. Fazer uma padronização das feiras de Economia Solidária em todo o território nacional.

Campanha Nacional de ES: O GT assistiu à apresentação da proposta de Campanha Nacional feita pelo GT de Comunicação. Houve algumas discussões que colocaram ser necessário enfatizar mais a questão do consumo consciente e do aspecto de denúncia ao presente sistema econômico. Esta questão será melhor avaliada durante a reunião da Coordenação, onde será apresentada a proposta do GT de Comunicação já com as modificações sugeridas por esse GT.

Bandeiras Nacionais: O governo Federal pretende distribuir 50 mil bandeiras nacionais nas escolas públicas no dia 7 de setembro. Esta questão também foi pauta do GT e designou-se as companheiras Idalina da fio Nobre de Santa Catarina e Nelsa da Cooperativa Univens do Rio Grande do Sul para encaminhar este processo.

Agenda

Todos os estados devem trazer datas das feiras estaduais para a reunião da coordenação nacional;

Próxima reunião do GT: 06 e 07 de junho;

Feira do Mercosul: Será discutido com pessoal de Santa Maria (RS) os critérios de participação;

Feira do MDA será discutida na próxima reunião do GT.

Pauta da próxima reunião:

  • Feira com MDA;
  • Calendário das feiras;
  • Fórum Mundial do Turismo