Autor: Luis Paulo Arena Alves (luispaulo@amencar.org.br)

Neste ano de 2005, a AMENCAR, conforme estabelecido no Programa de Geração de Trabalho e Renda, dentro da perspectiva da Economia Popular e Solidária, visando potencializar o trabalho com as famílias e comunidades, elaborou um Áudio Visual de 11 minutos sobre o processo didático do funcionamento dos Clubes de Trocas no Estado do Rio Grande do Sul. Clube de Trocas Solidárias é a união de pessoas que se encontram para trocar produtos e oferecer serviços, usando uma moeda social. Este instrumento fortalece relações solidárias e estimula o fluxo econômico local e, dentro da noção de Economia Solidária, seu foco abarca diversas práticas.

Ela está associada a noções de consumo, comercialização, produção e serviços, em que se defende, em graus variados, entre outros aspectos, a participação coletiva, auto-gestão, democracia, igualitarismo a cooperação e a intercooperação. Dentro desta perspectiva, os Clubes de Trocas Solidárias são organizações que promovem o intercambio de produtos e serviços entre as pessoas, onde se privilegiam os valores sociais e humanos. Os Clubes são formados por pessoas que se reúnem a fim de adquirir produtos, serviços e saberes sem a intervenção do dinheiro, e sim por meio da troca recíproca entre seus participantes e através do uso da Moeda Social.

Os clubes de trocas, além de contribuir para satisfazer diversos tipos de necessidades, proporcionam a muitas pessoas a possibilidade de recuperar o potencial de trabalho perdido, estreitar laços de solidariedade e a capacidade de gerar trabalhos compartilhados dentro de uma perspectiva da Economia Popular e Solidária. Desta forma, permite elevar a auto – estima e os verdadeiros valores e capacidades humanas, que são excluídos pelos processos de marginalização social.

Mais Informações:

Secretária da Regional Sul – Rosa Cristina (amencarsul@amencar.org.br)

Assessor do Programa de Geração de Trabalho e Renda da Regional Sul – Luis Paulo Arena Alves (luispaulo@amencar.org.br / (51) 588-2222)